Caso uma medida judicial colocada por um advogado que representa o time chileno do Deportes Concepción seja acatada nessa terça-feira (3), a “Liguilla” feita para a obtenção da vaga para a Copa Sul-Americana pode ser imediatamente paralisada, causando um transtorno no decorrer natural do calendário local.
Leia mais: Em jogo de estreia de Adriano, Miami United sofre goleada
Tudo se iniciou com a mais severa possível punição da equipe de Concepción imposta pelo Conselho de Presidentes da Associação Nacional de Futebol Profissional (ANFP), entidade que rege o futebol no Chile. Com a acusação de não-pagamento de salários em diversas instâncias do clube (jogadores e integrantes da comissão técnica), ficou decidido no último dia 26 de abril que a equipe seria relegada a quarta divisão.
Porém, com o recurso que foi colocado pelo advogado Victor Toledo em representação a alguns funcionários do clube alegando que, com a medida, sua fonte de renda poderia estar comprometida em função de possíveis demissões, iniciou-se um tramite que, se acatado no pronunciamento inicialmente programado para a tarde de hoje pela Corte de Apelações da ANFP, tem o poder de paralisar o playoff que define vaga na Sul-Americana para os clubes do Chile.
Como o recurso havia sido apresentado em um local diferente de onde foi dada a primeira sanção ao Deportes Concepción, já que a apelação a respeito de uma decisão da capital Santiago foi recorrida em Concepción, a corte da cidade a qual pertence a equipe nesse momento integrante da quarta divisão nacional se disse incapaz de dar prosseguimento ao recurso.
Entretanto, a defesa disse que essa medida é de competência de qualquer corte de apelação a qual esteja devidamente filiada ou associada ao tribunal capitalino, logo sendo prudente entrar com o recurso em qualquer região em que haja essa possibilidade. Com isso, caso não haja uma modificação de última hora, hoje será conhecido o parecer final ou que dará prosseguimento a solicitação.