Em tradicional eleição realizada pelo periódico uruguaio El País chamada de Rei da América que tem seu resultado revelado no dia 31 de dezembro, o prêmio de 2019 ficou com o atacante Gabigol, do Flamengo.
Leia mais: Acordo entre Vidal e Inter de Milão pode ser anunciado em janeiro
Ex-Avaí, Richard Franco é reforço do CSA para a próxima temporada
Além do camisa 9 artilheiro do atual campeão da Copa Libertadores, os outros dois nomes de destaque no ano do Rubro-Negro foram os ocupantes do restante do pódio: Bruno Henrique ficou com o segundo lugar na votação e o charrua Arrascaeta em terceiro.
O colégio eleitoral para a formação dos vencedores contou com a presença de 372 jornalistas onde 45% dos votos foram para Gabriel. Logo depois dos jogadores flamenguistas, dois representantes do River Plate aparecem na lista: os meio-campistas Nacho Fernández e Enzo Pérez na quarta e quinta posições, respectivamente.
Apesar da campanha arrasadora desde que chegou ao clube da Gávea, Jorge Jesus não conseguiu “desbancar” Marcelo Gallardo e o argentino, pelo segundo ano consecutivo, levou o prêmio de melhor treinador.
Seleção das Américas
Como não poderia deixar de ser pelo ano sensacional, o Flamengo também foi dominante em relação ao 11 ideal das Américas na eleição também feita pelo El País. Além dos três citados, o goleiro Filipe Luis, o zagueiro Rodrigo Caio e os laterais Rafinha e Filipe Luis estiveram dentre as escolhas.
A escalação do chamado “time ideal” ficou com Diego Alves; Rafinha, Rodrigo Caio, Javier Pinola e Filipe Luis; Enzo Pérez, Nacho Fernández, Everton, Bruno Henrique e Arrascaeta, Gabigol.