Dia de final! Nacional e Peñarol decidem o campeão do Clausura uruguaio

precos-do-classico-nacional-x-penarol-passara-dos-r-100-os-visitantes-Futebol-Latino-06-09
Foto: AUF

Na noite dessa quarta-feira (11), Nacional e Peñarol jogam no mítico Centenário em Montevidéu para determinar o campeão do Clausura uruguaio. Isso porque, naquela que era a última rodada do torneio, ambos saíram vitoriosos de seus confrontos e o regulamento prevê uma partida de desempate ao invés de considerar critérios de desempate que, nesse caso, favoreceriam ao Bolso.

Leia mais: Presidente do Ceará chama campanha do BR-2019 de ‘resultado vergonhoso’
Dirigente fala sobre a possibilidade de retorno dos times mexicanos na Libertadores

Porém, com a atual situação do campeonato e seu respectivo sistema de disputa, dependendo do vencedor pode haver a necessidade de até mais três partidas para conhecermos o campeão absoluto do Uruguai.

Os campeões do Apertura, Clausura e maior pontuador tem direito a se classificarem a formação das semifinais onde os vencedores dos dois torneios se enfrentariam em uma semifinal com o maior pontuador indo diretamente para a decisão da chamada Copa Uruguaia. Sendo que, se um mesmo time elencar os três postos, é automaticamente declarado campeão nacional

O Peñarol venceu o Apertura e o Nacional ficou com a maior pontuação acumulada com apenas um ponto à frente do rival (75 a 74). Logo, se os Carboneros vencerem, a conquista da Copa Uruguaia iria para a série de mais duas partidas.

Com a vitória do Nacional nessa noite, haverá a disputa de mais um encontro onde, como ganhador do Clausura e líder na tabela anual, o Bolso joga para definir a Copa Uruguaia nesse confronto. Caso o arquirrival devolva a derrota, como se tratará de um vencedor diferente do detentor da tabela anual, a série novamente se abre para os embates de ida e volta, totalizando três jogos além do que será protagonizado nessa quarta-feira (11) na capital charrua.

A equipe Aurinegra chega para o clássico com um números considerável de ausências: Guzmán Pereira e Ignacio Lores, autor do gol salvador que mantém viva a equipe pela briga do Clausura, estão fora por cartões amarelos além de Kevin Dawson e os experientes Cebolla Rodríguez e Walter Gargano. Além dos nomes certos como baixas, Xisco está recém-recuperado de dores musculares e tem presença incerta no confronto.

Já do lado do Bolso, a única ausência que parece forçar alguma modificação do técnico Álvaro Gutiérrez seria a de Felipe Cavalho, saindo da equipe por lesão, para a entrada de Mathías Laborda.

Prováveis escalações:

Nacional: Luis Mejía; Guillermo Cotugno, Guzmán Corujo, Mathías Laborda e Matías Viña; Matías Zunino, Rafael García, Felipe Carballo, Santiago Rodríguez e Gonzalo Castro; Gonzalo Bergessio. Técnico: Álvaro Gutiérrez.

Peñarol: Thiago Cardozo; Giovanni González, Fabricio Formiliano, Enzo Martínez e Gabriel Rojas; Facundo Pellistri, Jesús Trindade, Matías De Los Santos e Agustín Canobbio; Lucas Viatri e Luis Acevedo. Técnico: Diego López.

error: Futebol Latino 2023