*Por Mônica Alvernaz – Colaboradora do Futebol Latino
Mais uma vez Tigres e América do México se enfrentam em uma partida decisiva. Desta vez, o confronto é pela final da Concachampions e, assim como há 10 anos, apenas um resultado histórico dará o título aos felinos.
Leia mais: Veja os confrontos do mata-mata da Libertadores
Em clima de guerra, São Paulo consegue empate heroico contra o The Strongest
Em 2005, uma partida válida pelas quartas de final do Apertura entrou para a história do confronto entre as equipes. Com jogo de ida e volta para decidir o clube que iria a semifinal, o Tigres conseguiu uma virada histórica diante do América.
Na ocasião, o América havia vencido o Tigres por 2×0 na casa dos felinos, que precisariam reverter o resultado fora de casa, no Estádio Azteca. Para surpresa de muitos, o Tigres reverteu o resultado e fez 4×1 no adversário, episódio que ficou conhecido como Aztecazo e eternizou aquela partida.
Agora, pouco mais de 10 anos depois do referido episódio, o Tigres vive situação bem semelhante, mas dessa vez um título está em jogo.
Na partida de ida da final da Concachampions, o América venceu por 2×0 fora de casa e, para ser campeão, a equipe do Tigres precisa reverter esse resultado. Em caso de vitória do Tigres pelo mesmo placar, a partida irá para tempo extra. Para ser campeão, os felinos precisam vencer por 3 gols ou mais de diferença.
Caso confirme a vantagem conquistada na primeira partida, o América será campeão do torneio pela sétima vez. Já em caso do Tigres conseguir reverter o placar, além de novo ‘Aztecazo’ conquistará o primeiro título da competição.
A partida que decide o campeão da Concachampions 2016 será realizada na próxima quarta (27) às 22h45 no Estádio Azteca, casa do América.