*Por José Dias Sorriso – Colaborador do Futebol Latino
O Cerro Porteño venceu o Independiente Santa Fé por 1 a 0, no estádio Defensores Del Chaco, em Assunção, em partida válida pela última rodada do grupo 8 da primeira fase da Copa Libertadores da América.
Leia Mais: Mesmo com campo ruim, Boca Juniors não toma conhecimento do Deportivo Cali
Racing segura pressão do Bolívar e avança na Libertadores
O time paraguaio ainda sonhando em garantir uma das vagas do grupo que já tinha o Corinthians classificado por antecipação. Os dois times entraram em campo em uma briga direta para avançar a segunda fase e assim sonhar com a conquista da taça mais cobiçada da América.
Aproveitando o fator casa, o Cerro Porteño foi na base da pressão para cima do time colombiano, que precisava de apenas um empate para prosseguir avante na competição.
Os donos da casa dominavam a partida, obtendo maior posse de bola nos primeiros 30 minutos e em busca de abrir a contagem.
O Independiente Santa Fe se safava como podia, já que a situação dos visitantes não era das melhores depois que Leyvin Balanta acabou sendo expulso pelo árbitro brasileiro Heber Roberto Lopes, após uma dura entrada em Bonet.
O Cerro Porteño que já assustava os colombianos, tendo um gol mal anulado pelo árbitro. Houve o cruzamento, Alonso escorou de cabeça e Valdéz mandou para a rede mas, foi invalidado. Fazendo uma excelente partida, com total domínio de bola, o gol do Cerro era questão de tempo e, ele acabou saindo.
Um dos destaques do time paraguaio em campo, Alonso colocou na rede, aos 34 minutos do tempo inicial, contando com o desvio no sistema defensivo adversário – gol muito comemorado pelos fanáticos torcedores do Cerro que compareceram ao Defensores Del Chaco.
O segundo tempo começou e o panorama da partida continuou o mesmo, com o time da casa martelando em busca do segundo gol, enquanto que os visitantes ficavam em seu campo de defesa. Após uma sobra de bola, Alonso disparou com a perna canhota de fora área, assustando o goleiro colombiano.
A partida ganhou emoção na etapa final. O Santa Fe perdeu o seu segundo jogador por expulsão, depois que Mina acertou uma cotovelada em Beltrán.
Após a expulsão, em desvantagem no placar e precisando de pelo menos um empate, o Santa Fe se lançou ao campo de ataque e por muito pouco não marcou o gol de empate. Após a bola levantada na área, Seijas cabeceia mas, Silva espalma, salvando o time da casa.
Mesmo com a vantagem numérica em campo, o Cerro não conseguiu ampliar. No final, o time paraguaio saiu com o triunfo pelo placar mínimo, o que garantiu a classificação para a segunda fase.
O Cerro chegou aos 10 pontos ganhos, ultrapassando o time colombiano, que encerra a sua participação com 8 pontos ganhos, na terceira colocação.