A situação extrema ocorrida no Equador com os abalos sísmicos que atingiram níveis altíssimos na escala Richter, circulando em torno de 7.8 graus, forçou a Federação Equatoriana de Futebol a tomar uma sensata medida de proteção e também de solidariedade aos mais afetados pelo fenômeno.
Leia mais: Após 11 anos na fila, Deportes Temuco está de volta a elite chilena
Todas as partidas que aconteceriam hoje (17) e amanhã pelo Primeira Etapa estão devidamente suspensas em razão até mesmo da falta de infra-estrutura de diversos locais, que mobilizaram suas forças armadas, de resgate e demais recursos para encontrarem pessoas desaparecidas e ampararem famílias inteiras que tiveram casas e redondezas devastadas.
Até o momento, as informações dão conta de que o número de mortos em função do terremoto que teve seu epicentro na cidade de Muisne mas que afetou praticamente todas as províncias equatorianas já chega a 233. Algo desse tamanho com relação a esses eventos sísmicos não acontecia no país sul-americano desde o ano de 1979.
Com a suspensão, apenas duas das seis partidas acabaram sendo cumpridas, válidas pela 12a Rodada e ambas na tarde de ontem (16). Em Quito o El Nacional acabou derrotado pelo Mushuc Runa por 1 a 0 e, na cidade de Guaiaquil, o River Ecuador acabou cedendo um amargo empate nos minutos finais para o Fuerza Amarilla.
Confira as partidas que seriam realizadas hoje e amanhã no Equador:
Deportivo Cuenca x LDU
Delfín x Universidad Católica
Emelec x Aucas
Independiente del Valle x Barcelona de Guaiaquil