Emelec tenta até o fim, mas perde para o Pumas em casa

Emelec-Pumas-Libertadores-Futebol-Latino-13-04
Foto: Arte Futebol Latino

*Por Mariana Pereira – Colaboradora do Futebol Latino

Poderia ser um jogo de comadres, já que de um lado, um time classificado, e do outro, um sem chances de avançar. Mas não, Emelec e Pulma, integrantes do Grupo 7, respeitaram os torcedores que foram ao Estádio Geroge Capwell, no Equador, e fizeram nesta quarta-feira (13) uma partida disputada, válida pela sexta e última rodada de Grupos da Libertadores, que terminou em 3 x 2 para os visitantes.

Leia Mais: Boca Juniors vence Racing e garante uma vaga na próxima fase
Olimpia encerra participação com goleada sobre Deportivo Táchira

Os mexicanos, líderes do grupo com 12 pontos e garantidos na próxima fase, queriam a vitória só para manterem o primeiro lugar. Já os equatorianos, mandantes, era questão de honra mesmo, já que na terceira colocação, com quatro pontos, não tinham mais futuro na competição.

E o placar foi aberto por aqueles que estão no topo da tabela. Com Fidel Martínez cara a cara com o goleiro, o Pumas abriu o placar aos onze minutos do primeiro tempo. Logo após o tento, o Emelec tentou chegar por mais de quatro vezes ao gol de Alfredo Saldívar, mas sem sucesso.

O primeiro cartão amarelo saiu aos 25 minutos. Após boa jogada de Fernando Gaibor, com direito a dribles perto da pequena área, Arturo Montero fez a falta e recebeu a punição. Na cobrança, o próprio Gaibor, mas o chute ficou nas mãos do goleiro Saldívar. Na sequência, o Pumas foi para o ataque com Martínez, mas foi marcado o impedimento.

Em seguida, Cristian Guanca tentou de longa distância, mas sem sucesso. Como resposta, Dante pressionou o zagueiro, que perdeu a bola dentro da área e quase deu o gol para o Pumas. Um minutos depois, os mexicanos chegaram ao segundo gol com Quiñónes. Em seguida, Ludueña perdeu ótima oportunidade, sozinho com o goleiro, de aumentar para três a vantagem.

O Emelec sentiu o gol de maneira positiva e correu para diminuir o placar, e conseguiu. Aos 45 minutos, Hólger Matamoros se preparou para cobrar uma fata e a fez de maneira matadora, chutando no canto esquerdo do goleiro, em chances de defesa. Logo depois, o árbitro apitou o fim do primeiro tempo.

Os times não fizeram alteração para retornar ao gramado. Assim, logo aos cinco minutos do segundo tempo, Burbano perdeu ótima chance de empatar ao receber um cruzamento da esquerda.

De nada adiantou as chegadas – sem sucesso – do Emelec ao ataque. Aos 15 minutos, novamente Fidel Martínez aumentou para três a vantagem do Pumas após receber assistência de Dante López.

Como resposta, Guanca recebeu dentro da área, soltou a bomba, mas a bola foi para fora. Assim, o técnico Omar de Felippe fez a primeira alteração na equipe equatoriano aos 16 minutos, tirou Geovanny Nazareno para a entrada de Fernando Giménez. Um minutos depois, José Quiñónez levou cartão amarelo após comer falta em Fidel Martínez. Na sequência, entrou Bryan Angulo no lugar de Denis Stracqualursi.

As mudanças de Omar de Felippe surtiram efeito no Emelec. Primeiro, aos 25 minutos, foi Javier Charcopa que chutou de longe e viu a bola passar pertinho da trave de Guillermo Vásquez. Um minuto depois, foi a vez de Bryan Angulo sofrer pênalti e Guanca converter. Emelec 2 X 3 Pumas.

Após o gol, o Pumas mudou. Entrou Jesús Gallardo no lugar de Arturo Montero. Aos 35 minutos, pelo lado do Emelec, cartão amarelo para Hólger Matamoros e um minuto depois, para Fernando Giménez.

O Emelec tentou por mais vezes buscar o gol e teve mais um pênalti seu favor. Aos 46 minutos, o goleiro Guillermo Vásquez derrubou Javier Chacopa dentro da área. Matamoros foi para a cobrança, mas bateu na trave. Assim, o jogo terminou com vitória dos mexicanos por 4 a 2.

Com o fim da partida, o Pumas manteve a liderança do Grupo 7 com agora 15 pontos e o Emelec caiu para última colocação na combinação de outros resultados, com os mesmos quatro pontos. Os mexicanos aguardam para saber quem será seu próxima adversário nas oitavas de final da Libertadores.

error: Futebol Latino 2023