Esquadrões Libertadores: 1964 – Independiente conquista o primeiro título da Argentina

Foto: Divulgação/Independiente

Nesta sexta-feira, o Futebol Latino dá continuidade a mais um capítulo da série ‘Esquadrões Libertadores’. No episódio de hoje, o FL conta um pouco sobre o título do Independiente, que encerrou uma hegemonia Uruguai-Brasil no maior torneio de clubes da América.

Leia Mais: Goleiro do Colón revela segredo para levar a melhor nos pênaltis diante do Galo
Nos pênaltis, Colón desbanca Atlético-MG e garante vaga na final da Sul-Americana

A edição de 1964 teve a participação de 11 equipes. Devido ao título do Santos, o Brasil contou com o Peixe e o Bahia, vice-campeão nacional na temporada anterior.

Na fase de grupos o Rojo teve uma campanha quase perfeita, com três vitórias e um empate. Com o desempenho, o time argentino deixou na saudade Millonarios e Alianza Lima.

O desempenho levou o time a semifinal diante do Santos, que ostentava o bicampeonato Continental e Mundial. Na partida de ida, mesmo em território brasileiro, o Independiente venceu por 3 a 2. Na volta, outro triunfo, mas desta vez de 2 a 1.

Na grande final um clássico continental diante do Nacional, do Uruguai. O primeiro encontro aconteceu na capital uruguaia e terminou sem gols. Na volta, em 12 de agosto de 1964, Mario Rodríguez anotou o único gol do confronto e deu o primeiro título da Libertadores para o Independiente.

Campanha

Primeira Fase
Independiente 4 x 0 Alianza Lima
Alianza Lima 2 x 2 Independiente
Independiente 5 x 1 Millonarios
*Millonarios x Independiente

Semifinal
Santos 2 x 3 Independiente
Independiente 2 x 1 Santos

Final
Nacional 0 x 0 Independiente
Independiente 1 x 0 Nacional
Time-Base: Independiente: Santoro, Guzmán, Rolan, Ferreiro e Acevedo; Maldonado e Bernao; Prospitti, Luís Suárez, Mario Rodríguez e Savoy. Técnico: Manuel Giudice.
*Devido a briga entre Conmebol e Federação Colombiana, o segundo jogo entre Millo e Independiente não aconteceu. Sendo assim, o Rojo foi declarado vencedor.

error: Futebol Latino 2023