*Por Vinicius Fernandes
Em partida que completou a segunda rodada do Torneo Clausura do campeonato uruguaio, o Nacional venceu o Montevideo Wanderers, pelo placar de 1 a 0, em pleno Parque Alfredo Víctor Viera, na capital.
Leia mais: Livre no mercado, Edgardo Bauza está de volta a LDU
Cerro Porteño vai recorrer de punição da Conmebol
O jogo começou com o time da casa com mais posse de bola, enquanto a equipe alba era mais vertical, pressionando a saída rival. Aos dez minutos, Chory Castro escapou pela esquerda, passou por Federico Barrandeguy e cruzou na segunda trave onde estava Brian Ocampo, que subiu mais que Lucas Morales para, de cabeça, mandar a pelota para o fundo das redes.
O duelo seguiu equilibrado, com chances para os dois lados. O Wanderers esteve mais perto do empate do que levar o segundo, mas não era preciso na definição das jogadas ou parava no goleiro Luis Mejía. Chegou até a adiantar suas linhas na etapa final, mas o adversário, mesmo sem estar cômodo no campo, sabia se defender e levar perigo aos blanquinegros.
Com o triunfo fora de casa, o Nacional chegou aos seis pontos, segue com 100% de aproveitamento, divide a liderança com Peñarol e Plaza Colonia, mas principalmente assumiu a ponta isolada na Tabela Anual, com 47 pontos ganhos, um a mais que Peñarol e Cerro Largo.
Para definir o campeão uruguaio de 2019, os campeões dos torneios Apertura (Peñarol) e Clausura se enfrentarão em uma semifinal. O vencedor da disputa enfrentará o líder da classificação geral da competição, que inclui a soma dos pontos dos três torneios disputados. Caso uma mesma equipe vença os torneios Apertura e Clausura, não haverá disputa de semifinal. Se uma mesma equipe vencer a semifinal e for a líder da tabela geral, não haverá disputa de final.