*Por Mariana Pereira – Colaboradora do Futebol Latino
No estádio Nemesio Diez, no México, Toluca e LDU se enfrentaram na noite desta terça-feira (5) em partida complementar da quarta rodada da Libertadores. Integrantes do Grupo 6, a vitória ficou, novamente, para o time mexicano, por 2 a 1 – ele já havia vencido o primeiro confronto pelo mesmo placar, no Equador.
Leia mais: Eficiente Deportivo Tachira elimina Emelec da Libertadores
Toluca e LDU iniciaram o jogo em situações opostas na tabela. Enquanto o primeiro, invicto, liderava o grupo, com sete pontos, o segundo amargava a última colocação, somando apenas três pontos e sendo avaliado da arquibancada pelo seu novo técnico, Álvaro Gutiérrez. Sendo assim, as equipes estavam cautelosas no início, mas muito bem posicionadas taticamente.
O primeiro lance de perigo aconteceu aos dois minutos, com Cueva. O meia dominou na esquerda, tirou do marcador e foi derrubado. O próprio cobrou a falta e exigiu boa defesa do goleiro Domínguez. Como resposta, a LDU teve o primeiro escanteio do jogo, aos três minutos, mas nada que assustasse Talavera.
O time de Quito estava disposto a abrir o placar. Aos 9 minutos, Morales recebeu de Alemán dentro da área, girou e arriscou uma bicicleta, que passou por cima do gol de Talavera. Minutos depois, o mesmo Talavera salvou ao defender o chute a queima roupa de Estupiñan, após passe, novamente, de Alemán.
E o meia do time equatoriano estava impossível. Aos 11 minutos, a LDU conseguiu uma falta de longa distância e Alemán bateu direto, mas a bola passou por cima do gol. Nesta altura da partida, o Toluca não conseguia sair jogando.
De tanto insistir, melhor para a LDU. Aos 17 minutos, Puch roubou a bola de Vega, arriscou de fora da área e surpreendeu o goleiro Talavera, o placar estava aberto. Porém, um minuto depois, o garoto Vega de 18 anos aproveitou o rebote da cabeçada de Triverio e deixou tudo igual no marcador.
O lance de empate irritou os jogadores equatorianos, que reclamaram com o árbitro por um possível impedimento do jovem. Mesmo assim, a LDU seguiu pressionando. Puch deu um chapéu em Flores, que fez falta e recebeu o primeiro cartão amarelo do jogo, aos 23 minutos.
Após os gols, as equipes puxaram o freio de mão, e o último lance de perigo do primeiro tempo foi com Cueva, aos 37 minutos. O meia jogou a bola dentro da área, o capitão Paulo da Silva cabeceou, mas melhor para Domínguez, que ficou com a bola. Três minutos depois, Madrid e Rodríguez se estranharam na linha de lateral, trocando tapas e empurrões. Resultado: cartão amarelo para os dois.
Na volta do segundo tempo, nenhuma mudança dos dois lados. Já aos dois minutos, o Toluca chegou com Cueva cruzando na área e Paulo da Silva desviando de cabeça. A bola sobrou para Triverio, que estava em posição duvidosa, e girou para chutar a bola para fora.
Aos oito minutos, Vega invadiu a grande área e cruzou forte para o meio. Romero desviou a bola, que enganou o goleiro Domínguez, passou perto de seu gol e saiu para o escanteio. Sete minutos depois, Morales carregou a bola para perto da área do Toluca e arriscou o chute, que saiu rasteiro e sem força, para a sorte do goleiro Talavera.
Aos 17 minutos, falta para o Toluca atrás da linha da entrada da área. Cueva cobrou, Galindo ajeitou de cabeça para Triverio. O artilheiro do Toluca não perdoou e colocou seu time à frente no placar. A LDU respondeu com chute de Morales, que foi para fora. Neste meio tempo, um membro da comissão técnica do Toluca foi expulso.
Com o gol sofrido, a LDU não conseguiu reagir e precisou mudar. Saiu Alemán e entrou Cevallos. Antes disso, Molares tentou toque de três dedos perto da área do Toluca, mas a bola desviou no juiz e deixou o jogador irritado.
Sem nada de novo, Talavera, aos 34 minutos, protagonizou jogada arriscada. Após longo lançamento na direção de Estupiñan, o goleiro, adiantado, saiu da meta para interceptar e por pouco não ficou para fora da área com bola e tudo.
Mais duas mudanças na equipe equatoriana. Saiu Vera e entrou Quintero aos 34 minutos, e Tenório, ex-Vasco, no lugar de Madrid. Da mesma forma, o Toluca também mexeu. Vega deu lugar para Fernando Uribe.
Poucas chances, tanto de um lado quanto do outro, e fim de jogo! Os mexicanos garantem a classificação antecipada para as oitavas de final da Libertadores, enquanto os equatorianos segue na lanterna do Grupo 6.
Toluca e LDU voltam a campo nos dias 12 e 13 de abril, respectivamente. Os mexicanos recebem o San Lorenzo, às 23h45, e os equatorianos jogam dentro de casa contra o Grêmio, às 21h40. Os jogos serão válidos pela quinta rodada da competição.