Estabelecer marcas as quais sempre serão lembradas na história dos clássicos faz parte importante da cultura do futebol na América Latina. E, nesse quesito, o Blooming vive ótima fase diante do próximo adversário no Clausura da Bolívia, o arquirrival Oriente Petrolero, em um importante clássico boliviano do próximo domingo (4).
Leia mais: Mendoza, ex-Corinthians e Bahia, é assaltado na Colômbia
Por que o futebol brasileiro não está nos Jogos Pan-Americanos?
Fazem exatos 824 dias nessa sexta-feira (2) que o clube Celeste não perde para o outro gigante de Santa Cruz de la Sierra onde, nesse meio-tempo, oito confrontos oficiais aconteceram. Enquanto três deles terminaram empatados, os outros cinco tiveram vitória do Blooming.
Apesar da fase, historicamente o Oriente se apega ao fato de ter estabelecido até hoje, entre 2011 e 2014, a maior sequência sem derrotas para seu rival local: 1307 dias totalizando 13 compromissos. Dentro desse espaço de tempo, os Refineros estabeleceram grande aproveitamento com nove triunfos e somente quatro resultados de igualdade.
Levando em consideração a atual situação das duas equipes na tabela de classificação do Clausura, o confronto pode ter impacto importante mesmo com ambos precisando cumprir um jogo para se igualar a maioria das equipes. O Blooming tem seis unidades na quinta posição, o Oriente tem três e está em nono lugar.