Demorou bastante, mas a Colômbia encaminhou sua classificação para a próxima fase da Copa América ao bater o Catar por 1 a 0 em jogo no estádio do Morumbi, gol do atacante Duván Zapata.
Leia mais: Ex-técnico de Jonatan Alvez torce por volta ao Barcelona de Guayaquil e cutuca Odair Hellmann
Argentina consegue empate heroico diante da Escócia e sonha com vaga
Primeiro tempo
Como já denotava inclusive o posicionamento dos cataris e sua linha de cinco defensores, quem teve a responsabilidade de avançar e ter o controle ofensivo da partida foram os colombianos.
A abertura do marcador aconteceu rapidamente em cabeçada de Yerry Mina já aos cinco minutos, mas a arbitragem anulou o tento por Roger Martínez, em posição irregular, tocar na bola antes dela balançar as redes.
Antes dos 20, outras duas oportunidades com clareza apareceram para a equipe sul-americana. James Rodríguez infiltrou na altura da marca do pênalti e cabeceou rente a trave direita de Saad Al-Sheeb. Na outra chance, Juan Cuadrado abriu espaço e soltou o pé para uma complicada intervenção do arqueiro do Oriente Médio.
“Apertado” no seu sistema defensivo e não demonstrando a mesma organização para saída de bola como conseguiu diante do Paraguai na estreia, os atuais campeões da Copa da Ásia não fizeram nada que realmente assustasse a defesa colombiana. A única finalização, dada por Akram Afif, foi muito fraca e defendida com tranquilidade por David Ospina.
Segundo tempo
Com somente quatro minutos de retorno do confronto, uma bola dentro da área chutada por Martínez e batida em Aziz Hatem, pênalti inicialmente marcado pela arbitragem do venezuelano Alexis Herrera.
Entretanto, após rever a jogada pelo Árbitro de Vídeo, o mesmo cancelou tanto a sua marcação como também cancelou o cartão amarelo previamente dado a Aziz, até então autor da penalidade.
A pressão colombiana foi interrompida somente por duas finalizações pontuais onde Hatem e Akran Afif chegaram com chutes fortes, mas, ambas com o goleiro sul-americano bem posicionado, o perigo foi minimizado.
Foram pelo menos três oportunidades de grande perigo onde o time Cafetero bem que tentou, mas somente aos 40 minutos, em cruzamento de James Rodríguez, Zapata testou no canto oposto de Al-Sheeb para “desengasgar” o torcedor colombiano presente em bom número no Morumbi.