*Por Vinicius Fernandes
Em jogo de volta da fase semifinal no Apertura 2019 da Liga FutVe, no último domingo (16), Mineros e Zulia empataram por 0 a 0, no CTE Cachamay, em Ciudad Guayana, diante de apenas 1.112 espectadores.
Leia mais: Por onde anda Léo Silva, ex-Botafogo e Cruzeiro
Costa Rica aproveita erros da Nicarágua e goleia em estreia na Copa Ouro
Em um gramado encharcado devido às chuvas, nenhuma das equipes conseguiu balançar as redes, repetindo o placar da ida. O time da casa criou as melhores chances, mas esbarrou no goleiro Leo Morales, que realizou grandes defesas. Quando a bola entrou, no segundo tempo, em finalização de Richard Blanco, o assistente levantou a bandeira e o árbitro assinalou impedimento do atacante. Os visitantes, por outro lado, só se defenderam e não conseguiram um contra-ataque perigoso sequer.
Com isso, os pênaltis definiram o classificado à grane final. Evelio Hernández, Richard Blanco, Brayan Moya, José Marrufo e José Martínez acertaram. Morales pegou o chue de Carlos Rivero, mas Junior Paredes chutou por cima. Nelson Hernández converteu e Abel Casquete acertou a trave. Por fim, Argenis Gómez deu a vaga ao Mineros: 4 x 3.
Com este resultado, o Mineros de Guayana enfrentará o Estudiantes de Mérida na decisão do título. O campeão garantirá vaga na Copa Libertadores da América e o vice irá à Copa Sul-Americana, ambos na próxima temporada. O Zulia, por sua parte, passa a focar nas oitavas de final da atual Copa Sul-Americana, onde encarará o Sporting Cristal, do Peru, em julho.