Como Santos e Cruzeiro podem se recuperar das goleadas sofridas na última rodada do Brasileirão?

Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

Palmeiras e Fluminense golearam na última rodada do Brasileirão e se destacaram ao anotar quatro gols nos confrontos contra o Santos e Cruzeiro, respectivamente. E se o clima não é dos melhores na Vila Belmiro e Belo Horizonte, por causa do placar elástico, a semana será fundamental para recuperar a autoconfiança dos jogadores das duas equipes e voltar atenção aos objetivos da temporada.

Leia Mais: Cerro Porteño anuncia a saída do técnico Fernando Jubero
Campeão do mundo com a Argentina é internado em Buenos Aires

De acordo com a coaching esportivo Amanda Ciaramicoli, da empresa Performa Coaches, é possível assimilar e extrair aprendizados diante de situações adversas, como goleadas como essas:

“Em um ambiente altamente competitivo e com elevado nível de pressão, cada um precisa ter em mente que o maior adversário é você mesmo. Tendo essa consciência, o atleta consegue se desligar de maneira positiva do cenário de pressão que está inserido e foca mais em si e em sua performance. Com isso, é possível retomar a confiança não só na partida para tentar virar o placar, como também no pós, evitando que isso seja carregado para o próximo jogo.
Se cada um se responsabilizar pelo o seu equilíbrio, o ambiente naturalmente se torna equilibrado, diminuindo o impacto negativo desse tipo de resultado”.

“O importante é que em todas as partidas, independentemente do resultado, o atleta tenha em mente que existe um aprendizado. Não adianta ficar desapontado e desmotivado porque não conseguiu entrar o seu melhor, o importante é se perguntar: ‘Eu fiz o meu melhor?’, ‘O que eu devo melhorar? Confiança, foco e equilíbrio?’ – completou.

Ciaramicoli também aponta algumas ferramentas do coaching que auxiliam neste processo:

“Existem muitas que podem ajudar nesta retomada, como por exemplo, a ancoragem e visualização. Dentro da nossa metodologia 3S – Self Sustained Sufficiency, que desenvolvemos exclusivamente para atletas e grupos que queiram alta perfomance e alto rendimento sustentado em todos os momentos, educamos e inspiramos um modelo mental diferente que, além de maximizar o rendimento, auxilia na autoestima, confiança, foco, equilíbrio e retomada. Ela também ajuda na neuroplasticidade que consiste em gerar e regenerar algumas conexões neurais”.

É a prova que o resultado vai muito além dos treinos e rendimentos técnicos. Trabalhar a cabeça também é fundamental no futebol!

error: Futebol Latino 2023