*Por Mônica Alvernaz
No dia 26 de dezembro de 1987 nascia em Conceição do Coité Wallace Reis da Silva. No futebol, a área do campo em que atua é a zaga, o que não impediu Wallace de fazer história por onde passou.
Leia mais: Time mexicano supera brasileiros e lidera venda de camisas
Falcão García deixa em aberto permanência no Monaco
Em 2006, ele deu os primeiros passos nos gramados ainda na base do Vitória. No rubro-negro baiano, Wallace passou cincos anos e acumulou bons números. Foram quase 100 jogos, cinco gols e quatro campeonatos baianos para a conta.
Saindo de sua terra natal, o zagueiro se mudou para São Paulo para defender o Corinthians. Em duas temporadas pelo Timão, Wallace vestiu a camisa do clube em mais de 50 oportunidades e balançou as redes adversárias em apenas uma oportunidade. Apesar disso, o zagueiro conseguiu colocar em sua trajetória importantes conquistas. Em 2011, o Campeonato Brasileiro e no ano seguinte a Libertadores e o Mundial de Clubes.
Em 2013, Wallace trocou a capital paulista pela carioca, para atuar no Flamengo. No rubro-negro do Rio de Janeiro, o zagueiro ficou por mais de três anos e teve números expressivos. Wallace vestiu a camisa do Flamengo em quase 200 oportunidades, com sete gols marcados e dois títulos conquistados. Em 2013, a Copa do Brasil e em 2014 o Campeonato Carioca.
Apesar do tempo do zagueiro defendendo o Flamengo e os números relevantes, Wallace saiu do rubro-negro carioca para outro time brasileiro: o Grêmio. No tricolor gaúcho, apenas uma temporada e números tímidos: 18 partidas e nenhum gol.
O baixo desempenho, no entanto, não impediu que o zagueiro conquistasse a sua primeira oportunidade no futebol do exterior. Por empréstimo, Wallace se transferiu para Gaziantepspor, da Turquia. Novamente, a passagem foi breve, sem nenhum gol marcado e menos de 20 partidas disputadas. O que acabou ocasionado em novo empréstimo do zagueiro, que retornou para o clube que o revelou.
Em 2017, pelo Vitória, Wallace jogou em 24 partidas e marcou duas vezes, sem nenhum título nesta passagem. Com o passe ainda vinculado ao Grêmio, o zagueiro teve ainda novo empréstimo, novamente para a Turquia, mas em um novo clube.
Wallace chegou ao Göztepe na temporada 2017-2018, por onde atua até o momento. Embora ainda não tenha conseguido nenhum título pelo novo clube, o zagueiro já acumula 40 partidas e um gol pela equipe turca. Em sua nova despedida do Vitória, Wallace saiu bastante criticado pela torcida rubro-negra, mas declarou sua gratidão ao clube baiano que o revelou para o futebol profissional. Tal atitude, sempre deixa aberta a possibilidade e expectativa do retorno do zagueiro ao futebol brasileiro.