*Por Juliano Rangel
Uma das rivalidades mais históricas do continente sul-americano está perto de se tornar um confronto valendo taça, ainda neste ano. As seleções argentina e uruguaia estão próximas de confirmar o retorno da Copa Rio del La Plata, que colocará as duas equipes frente a frente em dois duelos no próximo mês de novembro.
Leia mais: Atacante da Inter de Milão volta a manifestar o desejo de jogar em time sul-americano
Após derrota para o Palmeiras, técnico do Barranquilla desabafa na Colômbia
A ideia foi apresentada pelo integrante da Comissão Normalizadora da Associação Uruguaia de Futebol (AUF), Armando Castaingdebat, em uma entrevista a rádio uruguaia Sport 890. “Temos a intenção de reativar a Copa del Rio de La Plata e queríamos jogar em outubro, porém a Argentina vai enfrentar a Alemanha, assim deixamos apalavrado que se irá jogar em novembro com duelos de ida e volta”, revelou o dirigente.
As datas reservadas para os dois jogos serão as do período de Data FIFA, nos dias 11 e 19 e de novembro. As partidas deverão ocorrer nas cidades de Montevidéu e Buenos Aires. Castaingdebat fala sobre a expectativa de promover os dois encontros, que poderão contar com as participações de dois craques do Barcelona, Lionel Messi e Luis Suárez.
“Nós só precisamos assinar o acordo para a realização dos jogos, que já está apalavrado. É muito provável que tenhamos essas duas reuniões de alto nível com a história representada por dois países como Uruguai e Argentina”, destacou Castaingdebat.
Já disputado de forma oficial entre 1913 e 1957, o torneio que também já contou com edições sem a definição de um campeão e outras não oficiais, era disputado por clubes da Argentina e do Uruguai. Com cinco títulos, o River Plate é o maior vencedor do torneio. Em caráter não oficial, a última edição do campeonato foi disputada em 2017, tendo como vencedor o Boca Juniors.