*Por Caio Maturano
Temos mais um time classificado na Copa Libertadores. O Libertad, com quatro vitórias em quatro jogos, se garantiu nas oitavas de final da competição, ao bater o Universidad Católica por 3 a 1 em jogo que foi disputado na cidade de Santiago, no Chile.
Leia mais: Fred brilha, Cruzeiro massacra Huracán e avança na Libertadores
Atlético-MG toma virada avassaladora do Cerro Porteño no Paraguai
Após vencer os três primeiros jogos, o Libertad começou mal a quarta partida tanto que, aos sete minutos da primeira parte, Puch em finalização na saída do goleiro abriu o placar para o clube da casa. O resultado, por sinal, complicava o Grêmio na chave.
A partida continuou aberta e, enquanto a Católica se retrancou, depois de tentar muito o Libertad chegou ao empate. Aos 43, Recalde tocou de cabeça e empatou o confronto. Dois minutos depois, aos 45, Cardozo finalizou no canto e virou para os paraguaios.
Na segunda etapa, os paraguaios foram para o contra-ataque, mas a falta de eficiência dificultou a vida dos Repolleros que foram ampliar apenas aos 39 do segundo tempo quando Cardozo finalizou no canto, com força, e acabou com as chances dos chilenos. Sebastián Saez ainda diminuiu a desvantagem nos acréscimos, mas já era tarde demais.
A vitória classifica o Libertad enquanto a Católica brigará com o Grêmio pela segunda vaga.