*Por Juliano Rangel
Durou apenas seis jogos da fase de grupos da Copa Libertadores a exclusividade na transmissão do torneio por parte do Facebook. Na última sexta-feira (22), a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) anunciou que a rede social passa a dividir as transmissões dos jogos às quintas-feiras com o canal esportivo Fox Sports.
Leia mais: Na estreia de Tata Martino, México atropela Chile em amistoso
Após goleada da Venezuela, Messi é cortado da Seleção Argentina
Segundo o portal UOL Esporte, a medida foi tomada pela Conmebol após a mesma considerar problemas técnicos, que vinham sendo apontados pelos usuários da rede social, e de publicidade.
Em contrapartida, a entidade já negocia com o Facebook um novo formato de exclusividade e já finaliza as conversas com representantes dos canais Fox Sports, que compartilhará com a rede social as transmissões das partidas às quintas-feiras.
Ainda de acordo com o portal brasileiro, a Conmebol terá que ressarcir o Facebook com uma espécie de indenização por retirar a exclusividade dos jogos das “mãos” da rede social.
Procurado pelo UOL Esporte, o diretor de parcerias em esportes para a América Latina, Leonardo Lenz Cesar, informou que “Por meio da nossa parceria com a Conmebol, nós temos os direitos exclusivos de transmissão dos jogos das quintas-feiras da Libertadores até 2022”, relatou Leonardo, que ainda enviou uma nota para o portal brasileiro.
Confira a nota completa:
O futebol é o esporte mais seguido no Facebook, com mais de 400 milhões de torcedores na plataforma. O comportamento do consumidor está mudando, esses fãs estão assistindo e interagindo com o esporte de novas maneiras em vários dispositivos e plataformas.
Por meio da nossa parceria com a CONMEBOL, nós temos os direitos exclusivos de transmissão dos jogos das quintas-feiras da Libertadores até 2022.
Estamos felizes com a colaboração com a CONMEBOL, que tem possibilitado a milhões de fãs em toda a região assistir aos jogos gratuitamente no Facebook Watch. E, embora mudanças possam gerar alguma resistência, somos encorajados não apenas pelo número de pessoas assistindo à Libertadores no Facebook Watch – mas pela forma como os torcedores estão se reunindo em nossa plataforma para interagir uns com os outros e participar das transmissões.
Seguiremos ouvindo o feedback dos fãs e trabalhando de perto com a CONMEBOL para oferecer uma experiência de assistir aos jogos altamente interativa e social no Facebook Watch. Continuaremos também a explorar novas formas de aumentar o número de pessoas que têm acesso a esse esporte.