*Por Mônica Alvernaz
Em 8 de setembro de 1992, Bernard Anicio Caldeira Duarte chegou ao mundo em Belo Horizonte. Não demorou muitos anos para o menino se interessar pela bola e entrar no mundo do futebol.
Leia mais: Roque Santa Cruz não descarta retorno à seleção paraguaia
Empresa de brinquedos vende pela internet “esperma” de Maradona
Com apenas 14 anos, Bernard iniciou sua trajetória na base do Altético-MG. Pelo Galo, ele atuou nas equipes sub-15, sub-17 e sub-19, foi emprestado para o Democratas e retornou para o Atlético em 2011, para, enfim, atuar pela equipe principal do clube mineiro.
Foram três anos defendendo o Galo, mais de 100 partidas, 22 gols e inúmeras conquistas. Em 2012 e 2013, Bernard esteve presente no elenco que levantou a taça do campeonato estadual. O meia ainda participou do título da Libertadores em 2013.
Neste mesmo ano, Bernard teve uma conquista pela Seleção Brasileira, quando a equipe saiu campeã da Copa das Confederações. Apesar de não ter conquistado o mesmo final feliz do ano anterior, em 2014 Bernard esteve entre os convocados para a Copa do Mundo realizada no Brasil.
Após sua temporada no Galo, Bernard deixou o Brasil para sua primeira experiência no exterior. O meia desembarcou na Ucrânia para defender o Shakhtar Donetsk, clube pelo qual atuou em cinco temporadas.
Durante o tempo que atuou pelo clube ucraniano, Bernard acumulou mais de 150 partidas e deixou sua marca em quase 30 oportunidades. Pelo Shakhtar, o meia ainda faturou oito títulos: 3 Ligas, 3 Taças e 3 Supertaças Ucranianas.
Depois de sua vitoriosa passagem pelo clube ucraniano, Bernard desembarcou na Inglaterra para uma nova experiência. Em sua primeira temporada pelo Everton, o meia brasileiro, hoje com 26 anos, está com quase 30 jogos e já marcou uma vez.
Ainda com grande desempenho nos gramados, a expectativa dos amantes de futebol pelo Brasil fica por conta de uma possível volta do jogador para sua terra natal. Espaço nos campos daqui, sem dúvidas, não faltaria para o talento de Bernard dentro dos gramados.