*Por Juliano Rangel
Com dois gols relâmpagos de Adrián Martínez, o Libertad goleou a Universidad Católica por 4 a 1, na noite desta terça-feira (05), no Estádio Defensores Del Chaco, na partida que abriu o Grupo H da Copa Libertadores.
Leia mais: Na abertura do Grupo C, Godoy Cruz e Olimpia ficam no empate sem gols
Gabigol decide e Flamengo vence na estreia da Libertadores
Com a bola rolando, o Libertad não tomou conhecimento da Universidad Católica e com menos de um minuto de jogo abriu o placar com o atacante Adrián Martínez, após o mesmo interceptar o chute de Rodrigo Rivero, passar pelo goleiro Matías Dituro e mandar para as redes.
Três minutos mais tarde, novamente Martínez, marcou depois de pegar o rebote do chute de Óscar Cardozo. Com a desvantagem no placar, a equipe chilena tentou responder com as investidas do lateral-direito Stefan Magnasco.
A equipe conseguiu diminuir o placar já aos 37 minutos da primeira etapa, com o pênalti marcado pelo árbitro após o toque de mão de Ayrton Cougo dentro da área. Na batida, Luciano Aued mandou para as redes de Martín Silva.
Na segunda etapa, o Libertad retornou querendo ampliar a vantagem no placar, mas quem levava mais perigo era a Universidad Católica com as finalizações de Edson Puch e Sebástian Sáez.
Já aos 28 minutos, veio o terceiro gol do Libertad em uma cobrança de falta que o próprio meio-campo Antonio Bareiro sofreu. O gol deu uma diminuída nas ações da equipe chilena, que viu ainda o clube paraguaio marcar mais um para fechar o marcador em 4 a 1, com Ayrton Cougo.
Tabela e próximos jogos
Com a vitória, o Libertad assume a liderança do Grupo H com três pontos, enquanto que a Universidad Católica fica na lanterna do grupo sem nenhum ponto.
Na próxima rodada, o Libertad visita o Grêmio, na terça-feira (12), às 21h30, na Arena do Grêmio. Já a Universidad Católica recebe o Rosário Central, na quarta-feira (13), às 21h30, no Estádio San Carlos de Apoquindo.