Estreia de estádio na primeira divisão ratifica Bolívia como “terra das alturas”

estreia-de-estadio-na-primeira-divisao-ratifica-bolivia-como-terra-das-alturas-Futebol-Latino-30-01
Foto: APG

O resultado de 2 a 2 na última semana entre Always Ready e Jorge Wilstermann pelo Apertura da Bolívia parecia apenas mais um confronto entre a equipe empolgada pelo acesso a elite local recebendo um consagrado elenco nos últimos anos e conseguindo o que pode ser considerado um bom resultado de empate.

Leia mais: Carlinhos foca em conquista da vaga na Liga Europa com o Lugano
Carles Gil próximo de trocar futebol espanhol pela Major League Soccer

Todavia, o contexto em que a partida aconteceu remete a um recorde mundial quando o assunto é a altitude da localidade que chega a espantosos 4,1 mil metros.

Isso porque, ao invés de jogar na cidade onde tem sua sede, La Paz, o time recém promovido optou por fazer como sua casa o recém-construído estádio El Gigante del Norte, localizado na cidade de El Alto que fica na região metropolitana da capital boliviana.

A obra já havia sido devidamente inaugurada em 2017, mas o duelo do último sábado (26) foi o primeiro válido pela principal divisão do futebol boliviano, já que quem utilizou até então as dependências foi o Ramiro Castillo quando disputou a segunda divisão, também conhecida como Copa Simón Bolívar.

Com a devida homologação permitindo a realização de partidas dada pela Federação Boliviana de Futebol (FBF), a obra de grama sintética com capacidade para 25 mil pessoas que custou aos cofres públicos um valor calculado em 58,5 milhões de bolivianos (R$ 31 milhões) se torna o estádio de maior altitude existente em todo o mundo apto para uma partida oficial de futebol.

Agora, o país aumentou para quatro a lista de locais conhecidos do público sul-americano em relação a serem os mais altos para se jogar no continente. Além do El Gigante del Norte, ocupam a seleção o Victor Agustín Ugarte (Potosí à 3,9 mil metros), o Jesús Bermudez (Oruro à 3,7 mil metros) e o Hernando Siles (La Paz à 3,8 mil metros).

error: Futebol Latino 2023