No Sul-Americano Sub-20, diante da seleção do Peru, a Argentina precisou insistir até os acréscimos da etapa complementar para fazer o único tento da partida vencendo por 1 a 0 na cidade de Talca. Resultado esse que garantiu a vaga para a Albiceleste no hexagonal final da competição.
Leia mais: Ainda com chances de classificação no sub-20, seleção peruana é alvo de críticas
Na estreia de Alfaro no Boca, zagueiro desfalca equipe argentina
Primeiro tempo
A partida se mostrou equilibrada nos minutos iniciais em relação ao estilo de tentar chegar rapidamente ao gol adversário, mas a eficiência para aplicar essa proposta era o ponto de diferença entre argentinos e peruanos.
Enquanto as tabelas fluíam de maneira mais ágil e encontravam seus espaços na defesa adversária quando a bola estava no ataque da Albiceleste, como na infiltração de Aaron Barquett que acertou o travessão de Emile Franco, o selecionado inca tinha sérias dificuldades para conseguir o mesmo e não conseguia levar real perigo a meta de Manuel Roffo.
Tanto é que a defesa mais complicada que o arqueiro argentino precisou fazer veio somente aos 41 quando Sebastián Gonzáles cabeceou após se desmarcar da zaga e Roffo se posicionou para encaixar.
E foi nesse clima de igualdade no marcador e tensão pela importância do confronto que a partida se encaminhou para o intervalo.
Segundo tempo
Na volta do intervalo, a pressão argentina ficou ainda mais latente, encurralando o Peru com chegadas rápidas e fez com que a velocidade fosse uma arma que resultasse até mesmo na expulsão do zagueiro Carlos Huerto com cartão vermelho direto.
O panorama que já era favorável ficou ainda mais “a mercê” da movimentação ofensiva da Albiceleste que martelava de todas as maneiras, mas a zaga peruana se segurava a todo custo para minimamente ficar vivo na competição, já que uma vitória simples garantia a vaga no hexagonal.
Já nos minutos finais, a questão climática também parecia pesar com o forte calor se abatendo sobre a Blanquirroja.
Com um jogador a menos e tende que correr em dobro para preencher os espaços, os peruanos conseguiram se manter invictos no plano defensivo até aos 48 minutos quando Maximilano Romero ganhou na corrida e foi derrubado dentro da área por Jonathan Bilbao, pênalti assinalado.
Na cobrança, o próprio Romero deslocou Franco e ratificou a classificação dos hermanos além da eliminação do selecionado inca.