Relembre as participações das equipes argentinas no Mundial de Clubes

Foto: Divulgação

*Por Mônica Alvernaz

A edição de 2018 do Mundial de Clubes já começou e na próxima terça é dia do River Plate estrear no torneio e representar o futebol sul-americano na competição.

Leia mais: River Plate alfineta Boca Juniors através da rede social
Scocco se recupera de lesão de fica à disposição de Gallardo para o Mundial

Neste cenário, o River não é o único time argentino que merece destaque. Junto dele, as participações de seu grande rival Boca Juniors, além de San Lorenzo e Estudiantes têm grande relevância na história recente da competição.

Confira abaixo as campanhas desempenhadas por cada clube em quatro diferentes edições do Mundial de Clubes.

Boca Juniors – 2007

Após faturar a Libertadores daquele ano, o Boca chegou ao Mundial vencendo o Étoile du Sahel por 1 a 0. Na final, a equipe argentina foi derrotada pelo Milan por 4 a 2.

Estudiantes – 2009

Com o caneco do maior torneio Sul-Americano, o Estudiantes se credenciou a disputar o Mundial. Em uma vitória de 2 a 1 sobre o Pohang Steelers, o clube chegou a final do campeonato. Na grande decisão, a equipe argentina ficou muito próxima do título. O Estudiantes vencia o jogo por 1 a 0, quando Pedro Rodríguez empatou para o Barça. Na prorrogação, Messi marcou após jogada de Dani Alves, coroando a vitória do Barcelona sobre o Estudiantes por 2 a 1.

San Lorenzo – 2014

Campeão da América em 2014, o San Lorenzo foi mais um clube argentino a ser derrotado na final do Mundial de Clubes. A equipe venceu por 2 a 1 o Auckland City na semifinal, mas ficou como vice do torneio depois de ser derrotado por 2 a 0 pelo Real Madrid.

River Plate – 2015

Atual representante argentino na competição, o River Plate foi o último do país a ter a oportunidade de disputar o Mundial. Assim como o Estudiantes, o River foi derrotado pelo Barcelona na final. Na ocasião, a equipe espanhola venceu por 3 a 0 e ficou com o título. Anteriormente, na semifinal, o River passou pelo Sanfreece Hiroshima, pelo placar simples de 1 a 0.

Último argentino campeão

Vale lembrar que o último campeão argentino no Mundial foi o Boca Juniors. Ainda no formato antigo, os Xeneize faturaram o título Mundial em 2003, quando enfrentaram o Milan. No tempo normal um empate de 1 a 1 entre as equipes, que acabou vencida por 3 a 1 pela equipe argentina.

error: Futebol Latino 2023