*Por Juliano Rangel
A péssima situação do gramado do Estádio Azteca ligou o sinal de alerta da organização que comanda o espaço. O problema chegou ao seu ponto crítico na última terça-feira (13), após a National Football League (NFL) desistir de realizar no estádio a partida de futebol americano entre as equipes do Los Angeles Rams e Kansas City Chiefs.
Leia mais: Árbitro uruguaio apitará o segundo jogo da final da Copa Libertadores
Alexis Sánchez tenta quebrar um longo jejum sem gols na seleção chilena
Segundo o site mexicano Marca Claro, o gramado do estádio está impraticável para a disputa da partida que aconteceria na próxima segunda-feira (19). Nas redes sociais, muitos torcedores também relatam e culpam a quantidade de shows que vem ocorrendo no local.
No último mês de julho o estádio recebeu a instalação de um novo gramado, mas com a grande quantidade de jogos aliada aos pequenos intervalos entre as partidas e as chuvas contribuíram para o agravamento das condições do local.
Ainda de acordo com o portal mexicano, entre os dias 21 de julho e 10 de novembro – totalizando 113 dias -, o estádio recebeu 24 partidas, resultando no índice de um jogo a cada 4,7 dias.
Em 2018, o estádio, que já foi palco das partidas das equipes masculina, feminina e de base do América, do Cruz Azul e da seleção mexicana, já recebeu 49 jogos, além de outros sete eventos, como alguns concertos musicais.