*Por Juliano Rangel
Destaque mundial por seu trabalho com jovens jogadores desde a campanha que o levou a final da Copa Libertadores de 2016, o Independiente del Valle continua atraindo os olhares dos grandes clubes europeus. Na última sexta-feira (09), a equipe teve sua vitória por 3 a 1 sobre o Delfín, válida pelo campeonato equatoriano, observada por um recrutador do Barcelona.
Leia mais: Meia da base do Santos pode ser o primeiro reforço de Paulo Autuori no comando do Atlético Nacional
Wayne Rooney volta a vestir a camisa da seleção da Inglaterra contra os Estados Unidos
De acordo com o portal equatoriano El Universo, Pep Boada, um dos recrutadores da equipe espanhola, esteve presente no Estádio Rumiñahui para observar pelo menos três jogadores de Los Rayados del Valle.
Apontado como uma dos jogadores observados por Boada, Gonzalo Plata, que marcou um dos três gols anotados pelo Independiente, disse que só soube da presença do scout espanhol depois da partida, por meio de seu companheiro de equipe, Stiven Plaza, que interessa ao também espanhol Valladolid.
“Eu não sabia nada sobre essa visita, mas descobri depois do jogo que o nosso presidente Michel Deller tirou uma foto com um deles (olheiros do Barcelona) segurando a minha camisa. Eu me sinto muito feliz, todo mundo sonha em jogar por uma grande equipe e ainda mais sendo o Barcelona, onde passaram os melhores do mundo”, disse o jogador de 18 anos.
Já o empresário de Plata, Manuel Sierra, confirmou a presença do observador espanhol e citou outros dois jogadores do Independiente que poderiam ter sido observados. “Sei que estava no estádio o scout do Barcelona, mas não sei quem ele veio ver. Não sei se foi Gonzalo Plata, Stiven Plaza ou Ángelo Preciado”, destacou o empresário.
Sobre a atuação no jogo, Plata considera que ela foi bem positiva. “Creio que deixei uma boa impressão e me sinto feliz porque pude estar mais perto de cumprir meu sonho de criança, que é jogar no Barcelona. Não me falaram de Manchester City, mas também gostaria de jogar lá”, finalizou o jogador.