Eles conquistaram grandes viradas na Libertadores; Confira lista

*Por Mônica Alvernaz

Um dos grandes espetáculos do futebol fica por conta de resultados considerados improváveis. Em competições com mata-mata, como é a Libertadores, alguns grandes resultados no jogo de ida contrariam a lógica e acabam revertidos no confronto decisivo.

Leia mais: Real Madrid e Barcelona disputam volante do River Plate
Time feminino do América do México é vítima de ofensas em jogo da Liga MX

A edição de 2018 pode ter mais um exemplar disto, caso o Palmeiras consiga reverter a derrota de 2 a 0 sofrida para o Boca Juniors na Bombonera.

Mas, é bom ressaltar: a missão é difícil e rara quando o assunto é Libertadores. No formato com mata-mata, apenas em duas semifinais o resultado foi revertido. Em outras fases da competições, algumas outras equipes conseguiram triunfar e avançar.

Confira abaixo uma lista com cinco equipes que conquistaram grandes viradas na Libertadores.

1 – Nacional (2000)

A fase era diferente da que vive hoje o palmeiras, tanto na etapa da competição, quanto no placar a ser revertido. Derrotado no jogo de ida das oitavas por 3 a 0 pelo Bolívar, o Nacional conseguiu devolver o placar e se classificar nos pênaltis para as quartas. Naquele ano, o Boca Juniors ficou com o caneco.

2 – Santos (2004)

Também em oitavas de final, o Santos conseguiu reverter a derrota. Após ser derrotado pelo placar de 4 a 2 para a LDU, a equipe brasileira ganhou por 2 a 0 na Vila Belmiro. Nos pênaltis, o Santos garantiu a vaga para a fase seguinte da competição, que acabaria conquistada pelo Once Caldas, da Colômbia.

3 – River Plate (2017)

Um dos gigantes argentinos fez milagre já na fase das quartas de final da Libertadores. O Jorge Wilstermann deu o nome na Bolívia e fez o resultado de 3 a 0 no primeiro confronto. Quando tudo parecia decidido, o River mostrou porque é um dos grandes nomes da Libertadores e com o elástico placar de 8 a 0 garantiu a classificação para as quartas. Nesta fase, acabou caindo na semi para o Lanús, que foi vice para o Grêmio na grande decisão.

4 – Boca Juniors (2007)

O arquirrival do River Plate também deixa seu nome na lista das equipes com viradas memoráveis. Na semifinal de 2007, o Boca perdeu de 3 a 1 para o Cúcuta, da Colômbia. Jogando com o apoio da torcida na Bombonera, o time argentino fez 3 a 0 e garantiu não só a classificação para a grande final, como o título daquele ano.

5 – Atlético-MG (2013)

A exemplo do que aconteceu com o Boca em 2007, o título do Atlético-MG foi marcado por duas grandes viradas. Na semifinal, o Galo levou a disputa para os pênaltis após devolver o 2 a 0 conquistado pelo Newell’s Old Boys. Na grande decisão, a emoção não ficou de fora: derrotado por 2 a 0 pelo Olimpia, o Atlético-MG conseguiu novamente forçar a disputa de pênaltis e levar o primeiro caneco da Libertadores para casa.

 

error: Futebol Latino 2023