A equipe de futebol feminino do Equador foi trucidada no Mundial desse ano, realizado na Nova Zelândia, isso não é novidade nenhuma.
A única questão que dava um ligeiro alento a pelo menos uma integrante da comissão técnica responsável pela delegação que levou 17 gols em apenas três jogos era a juventude “incomum” da treinadora Vanessa Arauz: Apenas 26 anos de idade.
O feito da jovem que já atuou inclusive profissionalmente como atleta do Emelec quando foi convidada para ser integrante da comissão técnica da La Tri feminina foi exaltado pelo site oficial do Guinness Book ao conceder a Vanessa o recorde de técnica mais jovem a comandar uma seleção em mundiais tanto feminino como masculino:
“A juventude de Arauz não é sinônimo de falta de experiência. Em 2011, a ex-meiocampista do Emelec foi nomeada assistente da seleção feminina de futebol do Equador, posto que ocupou até 2013, quando se transformou em treinadora. Além de ser mais jovem que muitas jogadoras que participaram nesta edição do torneio, Vanessa é também a treinador mais jovem dos Mundiais FIFA, tanto no feminino como no masculino”.
Em sua conta oficial no Twitter, Vanessa não escondeu a sua felicidade e, segurando o certificado que foi emitido pelo Guinness, postou um agradecimento aos seus pais:
“Obrigado aos meus pais por me ensinarem a sonhar e a jamais me render! #guinnessbook #futebolfeminino”