*Por Mônica Alvernaz

Defender a seleção de um país é o grande sonho de todo jogador de futebol profissional. Nem sempre isso é possível pelo país de origem do atleta, que acaba tendo a oportunidade por uma pátria diferente da sua.

Leia mais: Antes perto do rebaixamento, André Gaspar já sonha com vaga na K-League
Universidad Católica vence o Colo-Colo e lidera com vantagem no Chile

Listamos abaixo cinco casos de jogadores que nasceram em um país e acabaram se naturalizando ao longo da vida, defendendo posteriormente outra seleção.

1 – Jorge Valdivia
Nascido na Venezuela, Valdivia tem dupla nacionalidade por ter pais chilenos. Revelado nas categorias de base do Colo-Colo, o meia, que teve passagem pelo Palmeiras, tem história de destaque na seleção do Chile. Recentemente, Rueda disse que buscava renovação para a equipe, deixando Valdivia de fora do plantel chileno.

2 – Juan Manuel Iturbe
O argentino se naturalizou paraguaio, após anos defendendo o Cerro Porteño. Em 2016, Iturbe teve sua primeira oportunidade pela seleção do Paraguai, nas Eliminatórias da Copa. Atualmente, ele defende as cores do Pumas, em sua primeira temporada pelo clube mexicano.

3 – Andreas Pereira
Recém-convocado por Tite, Andreas é filho de brasileiros e nasceu na Bélgica. A chegada do volante na seleção brasileira é um marco histórico, já que desde 1918 um jogador não nascido no Brasil atuou com a amarelinha. Junto de Andreas, apenas mais três nomes viveram a mesma situação: Sidney Pullen, nascido na Inglaterra, Casemiro do Amaral, de Portugal e Francisco Police, da Itália.

4 – Liedson
Com carreira iniciada no Poções, da Bahia, o ex-atacante, teve passagens por outros clubes brasileiros como Flamengo e Corinthians. Mas foi em Portugal que Liedson teve grande destaque. Após atuar pelo Sporting, ele se naturalizou por Portugal e defendeu a seleção do país.

5 – Deco
Um dos casos mais famosos neste tema, Deco já declarou que a opção de naturalização foi feita pelo coração, não por acreditar que não teria chance na seleção do Brasil. O jogador, que já é aposentado hoje em dia, vestiu a camisa da seleção de Portugal de 2003 até 2010.

error: Futebol Latino 2023