Reviva a emoção de 11 gols marcantes da carreira de Romário

Romário-homenagem-50-anos-Futebol-Latino-29-01
Foto: Getty/Lutz Bongarts

Em um dia 29 de janeiro de 1966 no Rio de Janeiro nascia aquele que, com a bola nos pés, seria capaz de encantar não só brasileiros, mas sim povos de todas as nacionalidades que tiveram acesso a magia do futebol habilidoso e preciso do hoje senador Romário Faria.

Leia mais: Juan Arango é apresentado no NY Cosmos

O baixinho da camisa 11 soube muito bem infernizar as mais diferentes defesas com soluções que, para alguns, parecia tão improvável quanto impossível. Não a toa frases como “Deus é 10, Romário é 11” ou a promessa cumprida de trazer a Copa de 1994 para o Brasil ficaram tão ressaltadas na carreira desse gênio da bola.

E, como uma singela homenagem aquele que hoje completa 50 anos de idade, o Futebol Latino decidiu elencar não 10, mas 11 gols incríveis dos mais de mil marcados pelo eterno artilheiro:

O primeiro

O primeiro a gente (e com certeza Romário) jamais pode esquecer, já que foi ele o pontapé para tantos outros que, na sequência, transformaram o garoto Romário em um dos maiores nomes da história do futebol brasileiro e mundial.

https://www.youtube.com/watch?v=zlmU537YP9o

O primeiro golaço na Seleção

Com as palavras do próprio Romário, o mesmo classifica o tento marcado no amistoso contra Israel, em 1987, como seu primeiro gol mais bonito usando a Amarelinha que ele tão bem honrou e deu inúmeras conquistas.

Chegando na Europa

Logo depois de demonstrar por quatro temporadas seu talento com a camisa do Vasco e também na Seleção Brasileira, Romário rumou a Europa e foi a vez dos holandeses (mais precisamente os torcedores do PSV) se encantarem pela frieza, velocidade e faro de gol do baixinho.

Explosão na Espanha

A qualidade de Romário quando envergou a camisa do Barcelona (Espanha), sendo o primeiro da sequência de ‘R’s brasileiros a fazerem sucesso na Catalunha, pode ser muito bem expressada nessa obra prima por cobertura marcada no campeonato espanhol.

A salvação para a Copa de 1994

Convocado de última hora para o compromisso decisivo contra o Uruguai num Maracanã absolutamente tomado, Romário não decepcionou. Dois gols e classificação garantida para o Mundial dos EUA, com direito no segundo tento um drible desconcertante no goleiro Robert Siboldi.

O que colocou na decisão

Mesmo não sendo sua especialidade claramente por não se um atleta alto, Romário esbanjou oportunismo na complicada partida diante da Suécia na semifinal da Copa do Mundo de 1994, colocando o Brasil frente a frente com a Itália na grande final.

Categoria extrema

Sendo contratado para ser um dos grandes nomes no poderio ofensivo do Flamengo, Romário continuou mantendo o alto nível, algo que ficou bem claro no famoso gol do elástico sobre o volante Amaral, na época jogador do Corinthians.

Retorno a Europa

Logo depois de duas temporadas no clube da Gávea, Romário retornou a Espanha só que, dessa vez, vestindo a camisa do Valencia. E o torcedor da equipe das Astúrias com certeza também alimenta saudades do atacante brasileiro

Com o aval do 11

Em mais uma declaração de Romário anexa a um de seus gols, ele classificou a “bomba” diante do México num amistoso com a Seleção realizado em 1997 como seu gol mais bonito envergando o manto verde e amarelo.

De bicicleta

Vestindo a camisa do clube das Laranjeiras apenas um ano depois da fatídica Copa do Mundo onde o mesmo não foi convocado pelo técnico Felipão, Romário ainda mostrou toda a sua categoria marcando seu único gol de bicicleta na carreira.

O milésimo

Assim como sempre foi sua exposição na mídia e sua conturbada vida relacionada ao extra-campo, a contabilidade em ser ou não o milésimo gol de Romário ainda gera imensa discussão entre torcedores dos mais diversos clubes. Fato é que o evento ocorrido em 2009 na partida contra o Sport pelo Brasileirão atraiu a atenção mundial e foi celebrado com muita festa.

error: Futebol Latino 2023