Distante dos holofotes que possui a Copa Libertadores entre os atletas profissionais, a Libertadores Sub-20 ainda caminha a passos bem mais curtos, chegando apenas a sua terceira edição realizada justamente em 2016 após um breve período de interrupção.
Leia mais: Com golaço contra e pênalti questionável, Estudiantes bate Racing
Tendo sido disputada pela última vez em 2012 e tendo como último campeão justamente aquele que também é o atual detentor do troféu entre os profissionais (River Plate), na tarde de hoje, em evento na sede da Conmebol, foi realizado o sorteio das três chaves que disputarão a competição sediada na Argentina.
Tendo uma duração imensamente menor do que entre os profissionais (15 dias) e com apenas 12 clubes componentes (os campeões das 10 confederações, o atual campeão do torneio e um representante convidado do país sede), o campeonato com início em 30 de janeiro é realizado em uma sede fixa com três grupos de quatro times cada.
Em um sistema de jogos únicos, apenas os primeiros colocados e o segundo de melhor campanha no torneio avançam as semifinais que, assim como a grande decisão marcada para o dia 14 de fevereiro, é disputada em partida única.
Campeão da primeira edição do torneio continental em 2011 que já nasceu com a responsabilidade de ser o maior da América do Sul, o Universitario não participará dessa edição, já que o campeão nacional da categoria em 2015 foi o Melgar.
Confira a composição dos grupos para a Libertadores Sub-20:
Grupo A
Cerro Porteño
Bolívar
Lanús
Liverpool
Grupo B
Libertad
Melgar
Independiente del Valle
São Paulo
Grupo C
River Plate
Deportivo La Guaira
Huachipato
Cortulua