Surge a Liga Sul-Americana de Clubes para revindicar melhorias junto a Conmebol

Criação-Liga-Sul-Americana-de-Clubes-Futebol-Latino-12-01
Foto: Reprodução/Infobae América

Se no Brasil a Primeira Liga se organiza em forma de protesto aos moldes apresentados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), os demais clubes da América do Sul também se movimentam entre si e, mesmo sem a composição de nenhum clube boliviano, brasileiro, colombiano ou venezuelano, montaram a chamada Liga Sul-Americana de Clubes.

Leia mais: Ex-capitão do Millonarios é o novo reforço do Sport

O anúncio foi feito na noite de ontem (12) em Montevidéu, já que Juan Pedro Damiani, mandatário máximo do Peñarol, foi quem sediou a reunião no Hotel Radisson. Apesar de uma assinatura de ata contabilizando como oficialmente a primeira reunião da entidade, todos deixaram bem claro que ainda existe a possibilidade de que outros clubes possam aderir.

No evento em questão, foram 15 as equipes que compareceram e firmaram seu apoio as principais causas discutidas, como aumento da premiação por parte da Conmebol nos seus torneios e a extinção da cobrança de 10% que é feita pela organização máxima do futebol sul-americano com relação a venda de ingressos nas partidas em que a mesma organiza.

Segundo o presidente do River Plate, Rodolfo D’Onofrio, esse tipo de taxa cobrada pela Conmebol atrapalha no sentido de melhorar o sistema de gestão da entidade:

“É algo que temos que terminar. A Conmebol tem de ser eficiente, tem de ter uma gestão com gente capaz e idônea, que gaste o que deve gastar, e o restante tem de ir para os clubes, que somos os que mantemos o espetáculo.”

Rodolfo foi ainda mais incisivo quando o assunto recaiu sobre a melhoria das premiações, dizendo que isso seria uma compensação referente a um longo período de pagamentos menores do que os clubes realmente merecem:

“Passamos anos sem receber o que nos corresponde e acho que chegou o momento, dada a crise que está ocorrendo no futebol sul-americano e mundial, de que os clubes recebam o que nos corresponde.”

A entidade ainda não possui sede ou mesmo um regulamentação definida, sendo o último ponto resolvido, segundo as informações dos integrantes, em um prazo de até 30 dias. Entretanto, com relação ao primeiro contato com a Conmebol, uma reunião já é pretendida pela Liga assim que o novo presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol for definido pela eleição da entidade, marcada para o dia 26 de janeiro.

Veja quem são os clubes que assinaram a primeira ata da Liga Sul-Americana de Clubes: Boca Juniors, Cerro Porteño, Colo-Colo, LDU, Melgar, Nacional, Olimpia, Peñarol, Racing, River Plate (Argentina), River Plate (Uruguai), San Lorenzo, Sporting Cristal, Universidad Católica e Universidad de Chile.

error: Futebol Latino 2023