Depois de duas rodadas disputadas, o Feminino Sub-17 da Concacaf teve sua disputa cancelada em função da entidade organizadora afirmar que não poderia manter a segurança dos atletas no tenso ambiente que vive atualmente o país-sede do torneio, a Nicarágua.
Leia mais: Elogios ao Grêmio não faltaram por parte de Renato Portaluppi
James Rodríguez sobre encarar o Real Madrid: “Está tudo bem”
Desde que o presidente Daniel Ortega anunciou uma reforma no sistema de Previdência Social vigente no país, a última semana tem sido de intensos e violentos protestos. Estima-se uma estatística de pelo menos 20 pessoas mortas, dentre elas um jornalista que teve seu assassinato transmitido ao vivo, já que ele filmava uma das manifestações.
A maior entidade do futebol nas Américas do Norte e Central informou que a tomada de decisão veio “após monitoramento intenso da situação e como ela se desenvolveu, também com a coordenação próxima da Federação Nicaraguense de Futebol e as autoridades locais.”
O torneio que contava com oito seleções (Bermuda, Canadá, Costa Rica, Estados Unidos, Haiti, México, Porto Rico e Nicarágua) teve apenas duas rodadas disputadas nos grupos A e B da competição.
No que se refere a como serão distribuídas as vagas para o Mundial da categoria que ocorre esse ano no Uruguai, a Concacaf descreveu em seu comunicado que “ainda irá determinar os futuros passos” e acrescentou que “as decisões serão comunicadas no momento em que elas forem tomadas”.