Crônica FL: Boca Juniors, aquele que abocanhou o mundo

cronica-fl-boca-juniors-aquele-que-abocanhou-o-mundo-Futebol-Latino-03-04
Foto: Reprodução/YouTube

A parte auriazul de Buenos Aires está em festa. Perdão, não só da capital argentina, mas também do país. É, acho que errei de novo, por quê não dizer o continente ou mesmo o mundo (pelo menos o do futebol, aquele à parte de determinadas coisas)? Seja lá como for, o causador desse efeito tem nome e sobrenome. De bastante respeito, por sinal, que faz hoje 113 anos de vida: Club Atlético Boca Juniors.

Leia mais: Time mexicano confirma amistoso contra o Manchester United
Jornal peruano classifica Felipe Melo como “assassino”

Existem sensações na vida difíceis de serem esquecidas. O primeiro beijo, a primeira volta de bicicleta, o primeiro carro. Para os latinos que acompanham o esporte bretão, certamente a primeira vez que ouviu falar em Boca Juniors causa esse furor. Essa sensação de respeito, de admiração, mesmo que sem a real dimensão.

É tão surreal quanto sua grandeza e reconhecimento maciço mesmo fora da Argentina pensar que tudo isso é recente. Dadas as circunstâncias do esporte, um clube que ganhou 11 dos 18 torneios internacionais há pouco menos de duas décadas era um “novato” fora de suas fronteiras.

Alguém que era bom, mas era bom no seu quintal. Como aquele garoto que “domina” o jogo de videogame no nível mais difícil contra o computador, mas mal sabe as habilidades do seu vizinho. Outra mente humana, com suas artimanhas e macetes.

E o que fez o Boca diante disso? Criou um legado. Uma história que, de tão rápida, nem pode ser considerada um filme, está mais para o episódio de uma série de ação. Com conquistas, vitórias épicas, estilo de jogo envolvente, dando vários “spoilers” do final feliz.

Sua torcida? Essa não só ultrapassou fronteiras, mas criou doutrinas. Estimula ano após ano o turismo sedento por entender a mística de La Bombonera. De sentir, mesmo que apenas por uma tarde, o privilégio de estar em um templo das Américas e do mundo. De “pulsar” junto com os muitos Xeneizes que sentem prazer inenarrável em entoar seus cantos de amor.

Um misto de ambição, sucesso e aura de superioridade fazem parte da história do Club Atlético Boca Juniors. Aquele que, aproveitando tempos de muito brilho, decidiu abocanhar o mundo. Por muitas vezes.

error: Futebol Latino 2023