*Por José Dias Sorriso – Colaborador do Futebol Latino
O Rosario Central, da Argentina, iniciou nesta segunda-feira (4) os seus trabalhos de pré-temporada sob o comando do técnico Eduardo Coudet. O comandante dos Canallas teve uma brilhante carreira como jogador na década de 90, quando defendeu as cores de River Plate, San Lorenzo e do próprio Rosario e, atualmente, pretende alavancar a sua trajetória vitoriosa também fora dos gramados.
O clube argentino tem como principal objetivo fazer uma grande campanha na disputa da Copa Libertadores 2016. A equipe está no grupo 2 do torneio juntamente com Nacional, Palmeiras e o vencedor do duelo na fase de pré-Libertadores entre River Plate (Uruguai) ou Universidad de Chile. A diretoria traça como meta pelo menos avançar a segunda fase e, a partir daí, brigar para chegar ainda mais longe na principal competição de clubes do continente.
Os trabalhos de pré-temporada foram iniciados na pequena Arroyo Seco, cidade da província de Santa Fé. O clube vive a expectativa da permanência de alguns atletas, assim como a chegada de outros que irão reforçar o grupo.
Uma das exigências do comandante da equipe é que a diretoria renove com o meia Nery Dominguez, de 23 anos, que tem proposta da Liga MX e pode migrar para o Querétaro caso não haja um acerto.
Quem está bem perto de renovar o seu contrato é o lateral-direito Pablo Álvarez, que teria algumas propostas, mas já declarou a sua intenção de seguir vestindo a camisa auriazul.
O goleiro Manuel Garcia acertou a sua renovação e permanece no clube até junho de 2018. Já o atacante Marco Ruben também está confirmado para a atual temporada e irá incorporar o grupo na pré temporada muito em breve. O Central comprou 100% do passe dele junto ao Dínamo de Kiev (Ucrânia), acertando um contrato de três anos.
O jogador de 29 anos foi o principal goleador do último campeonato argentino, com 21 gols.
Quem está verdadeiramente de malas prontas para outra equipe é o jovem zagueiro Tomás Berra, de 24 anos, que vai por empréstimo ao Godoy Cruz.
Por outro lado, também tem gente chegando ao elenco rosarino. O primeiro reforço para a atual temporada é o meia Rodrigo Battaglia, de 24 anos, com passagem por Racing Club, Moreirense e Sporting Braga, que chega para incorporar o grupo de “Chacho” Coudet.
Antes do primeiro desafio na Copa Libertadores da América, fará a sua estreia no Campeonato Argentino, no dia 7 de fevereiro, jogando em casa, no estádio Dr. Lisandro de la Torre ”Gigante de Arroyito”, contra o Godoy Cruz.
Confira a lista de jogadores à disposição do técnico Eduardo Coudet até o momento:
Goleiros: Mauricio Caranta e Manuel Garcia;
Defensores: Victor Salazar, Paulo Ferrari, Javier Pinola, Alexandre Donatti e Cristian Villagra;
Meio-campistas: Walter Montoya, Rodrigo Battaglia, Damián Musto, Gustavo Colman, Maximiliano González, José Luis Fernández, Jonas Aguirre, Franco Cervi e Giovani Lo Celso;
Atacantes: Paulo Becker, Franco Niell, César Delgado e Marcelo Larrondo.