Se o futebol brasileiro teve um baixo aproveitamento na primeira rodada da Libertadores, os nossos hermanos também não passaram longe e decepcionaram nos primeiros jogos. No total, cinco argentinos entraram em campo e apenas um saiu com a vitória.
Entre os times do futebol albiceleste que estão no torneio, apenas o Atlético Tucumán não entrou em campo. O time joga apenas no dia 13 de março, contra o Libertad, dentro de casa.
Se analisarmos jogo a jogo, Boca Juniors e Independiente foram os que mais decepcionaram principalmente o atual campeão da Copa Sul-Americana, que foi derrotado pelo Deportivo Lara, da Venezuela, com um futebol irreconhecível.
O Boca Juniors, líder da Superliga Argentina, também decepcionou. A equipe jogou fora de casa contra o Alianza Lima, mas encontrou dificuldades para furar o bloqueio rival. Na saída de campo, o atacante Carlitos Tévez soltou o verbo e declarou que faltou “gana de vencer”.
Com esses resultados, o futebol argentino fica longe do desempenho de 2015, quando quatro equipes iniciaram o torneio continental vitoriosas. Confira abaixo o restrospecto dos últimos cinco anos:
*1ª Rodada 2018
1 vitória, 2 empates e 2 derrotas
1ª Rodada 2017
1 vitória, 3 derrotas e 2 empates
1ª Rodada 2016
2 vitórias, 2 empates e 2 derrotas
1ª Rodada 2015
4 vitórias, 1 empate e 1 derrota
1ª Rodada 2014
1 vitória, 3 derrotas e 1 empate
*O Atlético Tucumán estreia no torneio dia 13 de março.