A utilização de escalações com atletas não considerados titulares no Grêmio realmente não tem sido frutífera. Mais uma vez, o time de Porto Alegre foi derrotado nessas condições pelo Gauchão, agora por 2 a 1 contra o Veranópolis no interior do Rio Grande do Sul.
Leia mais: Mesmo em novo clube, Lukian segue fase goleadora na Ásia
Meia do Alianza Lima vira dúvida para estréia da Libertadores
O início de partida teve um ritmo muito travado, tanto pela falta de criatividade e dificuldade de entrosamento do Grêmio como pelo alto teor defensivo de jogo do Veranópolis. Apesar das boas investidas pelo lado direito através de Léo Gomes, era pouco diante da organização tática da zaga do VEC.
Porém, aos 27 minutos, a história mudou em grande estilo para os anfitriões graças ao meia Felipe Mattioni. Após roubada de bola na frente da grande área, Mattioni acertou um belíssimo chute de primeira, mandando no ângulo de Paulo Victor que nada pode fazer, 1 a 0 Veranópolis em sua primeira finalização ao gol.
A pouca organização encontrada pelo Tricolor até ali se desfez em um nervosismo gremista aliado a confiança adquirida pelos donos da casa. Principalmente com infiltrações de Mattioni e explorando o lado esquerdo da defesa adversária, a troca de passes surgia cada vez mais naturalmente e, em duas oportunidades na sequência, o VEC quase aumentou a conta.
O retorno para a segunda etapa mostrou o Grêmio tendo novamente a paciência pré-abertura do marcador, conseguindo com isso uma tabela entre Vico e Thonny Anderson determinante para o empate em Veranópolis aos oito minutos. Em troca de passes a frente da área adversária, Thonny ficou frente a frente com Reynaldo e chutou cruzado, balançando as redes no Antônio David Farina.
Parecia que a reação do Tricolor Gaúcho ali se instalaria, mas a igualdade do marcador durou pouco tempo. Aos 11, Matheus Bertotto cabeceou sozinho após cobrança de falta e, espalmando meio sem jeito, Paulo Victor acabou não evitando com que o VEC novamente assumisse a ponta do placar.
O desempate esfriou bastante não só as pretensões como também o ânimo da equipe visitante. Mesmo com as entradas de Maicosuel e Dionathã, foram poucos os momentos em que a meta de Reynaldo foi ameaçada e o marcador não mais foi alterado até o apito final de Jean Pierre Lima.
Caso o São Paulo-RS (amanhã às 17h contra o Internacional) no mínimo empate e o Novo Hamburgo (amanhã às 19h30 contra o São Luiz) vença, os comandados de Renato Portaluppi terminarão a rodada na última colocação do Campeonato Gaúcho.
FICHA TÉCNICA
VERANÓPOLIS 2 X 1 GRÊMIO
Local: Estádio Antônio David Farina, Veranópolis (RS)
Data-Hora: 17/2/2018 – 21h30
Árbitro: Jean Pierre Lima (RS)
Auxiliares: Michael Stanislau e Gustavo Marin Schier (ambos do RS)
Cartões amarelos: Bressan (GRÊ); Talles Cunha e William Paulista (VER)
Cartões vermelhos: –
Gols: Felipe Mattioni (27’/1ºT), Thonny Anderson (8’/2°T) e Matheus Bertotto (11’/2°T)
VERANÓPOLIS: Reynaldo; Vinícius Bovi, Bonfim, Léo Dagostini e Matheus Bertotto; Romano, Felipe Mattioni (William Paulista, aos 28′ do 2°T), Talles Cunha (Fabricio, aos 15′ do 2°T) e Eduardinho; Wesley (Matheus, aos 25′ do 2°T) e Juba. Técnico: Julinho Camargo.
GRÊMIO: Paulo Victor; Léo Gomes, Paulo Miranda, Bressan e Marcelo Oliveira; Thaciano (Vico, no intervalo), Michel e Ramiro; Lima (Maicosuel, aos 18′ do 2°T), Thonny Anderson (Dionathã, aos 27′ do 2°T) e Alisson. Técnico: Renato Portaluppi.