*Por Mônica Alvernaz
Na noite desta terça (13), Zamora e Colón mediram forças pela primeira fase da Copa Sul-Americana. A equipe argentina foi melhor e garantiu a vitória fora de casa na partida de ida.
Leia mais: Cajamarca vence em casa e se aproxima da classificação na Sul-Americana
Sportivo Luqueño usa fator casa e derrota Deportivo Cuenca
O jogo
Logo nos primeiros minutos de partida, o Colón chegou ao gol. Aos 5 minutos, após cruzamento na área, Vera tentou de cabeça, o goleiro deu rebote e Javier Correa cabeceou para fazer 1 a 0 para o time argentino.
Aos 10 minutos, foi a vez do Zamora levar perigo. Em cobrança de falta de Rojas, o goleiro Domínguez espalmou e, na sequência, a zaga afastou.
Próximo dos 20 minutos de partida, o Colón quase chegou ao segundo gol. Rojas roubou a bola e finalizou, no reflexo, Graterol tirou com os pés e evitou o segundo da equipe argentina.
Aos 33, Uribe chutou da linha da grande área, o goleiro Domínguez se esticou todo, mas não chegou na bola e apenas acompanhou quando ela saiu pela linha de fundo.
Por muito pouco o Zamora não empatou a partida aos 37 minutos. Gallardo arrancou com a bola, a defesa do Colón parou, o camisa 7 chutou e Dominguez espalmou par aescanteio. No último minuto do primeiro tempo, Christian Bernardi arriscou de fora da área e bola passou muito rente à trave esquerda do goleiro, mantendo o 1 a 0 a favor do Cólon na primeira etapa.
Segundo tempo
Mesmo vencendo, o Colón manteve a ofensividade no jogo. Aos 8 minutos, Correa invadiu a área, cortou para o pé esquerdo, chutou e viu a bola sair sobre o gol de Graterol.
Na sequência, nova tentativa do time argentino. Bernardi tentou por cobertura, mas parou na boa defesa de Graterol, que evitou o segundo do Colón.
O Colón chegou muito próximo de marcar o segundo, após bobeira da zaga do Zamora. Osorio demorou a sair com a bola, perdeu para Correa que finalizou e só não marcou graças a defesa de Graterol, que foi quase em cima da linha buscar a bola e evitar o gol.
Com vantagem no placar e jogando fora de casa, o Colón se fechou na reta final da partida, para evitar o gol do Zamora. Em contra-ataque, a equipe argentina ainda conseguiu marcar o segundo no jogo.
Aos 40 minutos, em cruzamento perfeito de Toledo na cabeça de Vera, o camisa 12 não perdoou, subiu mais alto que a zaga e fez 2 a 0 no placar.
Já nos acréscimos, o Zamora quase descontou. Em tabela de Uribe com Ángel Osorio, por pouco a equipe venezuelana não chega ao gol, mas a bola acabou na rede pelo lado de fora.
Por sua vez, o Colón administrou o tempo restante e garantiu a vitória de 2 a 0 no confronto de ida na Venezuela. As equipes voltam a se enfrentar no dia 6 de março, no Estádio Santa Fe, na Argentina.