*Por Mônica Alvernaz
Pela primeira vez disputando a Libertadores, a equipe do Macará entrou em campo em casa diante do Deportivo Táchira, tentando avançar a próxima fase preliminar da competição Sul-Americana. A partida terminou empatada e a decisão da vaga na próxima fase ficou para o jogo de volta.
Leia mais: Montevideo Wanderers e Olimpia empatam sem gols no Uruguai
O jogo
A partida começou melhor para o Macará. Antes de completar 10 minutos, duas boas chances. Na primeira, após chute de longa distância, o goleiro do Deportivo Tachira rebateu e a bola sobrou com Champang na área, mas o camisa 17 desperdiçou e jogou a bola pela linha de fundo. Pouco depois, Miers carregou a bola e acertou lindo chute da linha da grande área, mas parou em bela defesa do goleiro adversário.
Usando o fator campo e altitude a seu favor, o Deportivo Macará se manteve melhor na partida e conseguiu abriu o placar aos 17 minutos de jogo. Após cruzamento na área de Arboneda, Patta completou para balançar as redes adversárias e deixar 1 a 0 no placar.
Aos 20, por muito pouco o Macará não ampliou com o autor do primeiro gol. Após bate e rebate, a bola sobrou para Patta que concluiu e parou no goleiro Velasquez. Aos 35, Tevez disputou a bola com a zaga, ganhou e deixou Champang de cara pro gol, mas o camisa 17 desperdiçou a oportunidade de ampliar o placar, mantendo o 1 a 0 para o Macará na primeira etapa.
Segundo Tempo
A segunda etapa voltou menos movimentada que o tempo inicial, mas com o Deportivo Macará melhor na partida. Aos 13 minutos, Arboneda cruzou na área buscando Tevez, o camisa 11 chutou para a bola acabou saindo pela linha de fundo.
Já passava dos 20 minutos, quando o Deportivo Táchira chegou ao empate. Após cruzamento na área, a bola desviou na zaga e sobrou Pérez, que mandou para as redes. O lance ainda gerou dúvida, se a bola havia ou não entrado, mas o árbitro validou a jogada e deu o gol que deixou 1 a 1 no placar.
Após o empate, o Macará recuou e acabou abrindo mais possibilidades para a equipe adversária. Aos 40 minutos, o Deportivo Táchira chegou com perigo, Pérez chutou, desperdiçou a chance de virar a partida. O camisa 21 acabou se machucando e preocupa pelo lado do Deportivo Táchira para o jogo de volta.
Com o resultado de 1 a 1, a decisão da vaga ficou para o jogo de volta, no Estádio Pueblo Nuevo, na próxima sexta (26) às 22h15.
Com o gol fora de casa, o Deportivo Táchira tem a vantagem de empatar sem gols e se classificar. Qualquer outro empate a partir de dois gols, classifica o Macará. Novo 1 a 1, a decisão será por pênaltis e a vitória dá ao vencedor a vaga na próxima fase da competição.