*Por Mônica Alvernaz – Colaboradora do Futebol Latino
Tradicional clube da Colômbia, com 13 títulos na primeira divisão nacional, o América de Cali vive uma fase complicada. Na segunda divisão desde 2013, El Diablo de Cali luta pra retornar à elite e viu sua tarefa se complicar ao perder em casa na última rodada do quadrangular com o Atlético Bucamaranga pelo placar de 1 x 0.
Leia mais: Diferente de Saja, Mancuello acredita em arbitragem tranquila no clássico
Na atual fase da competição, oito equipes disputam o acesso à primeira divisão e veem suas chances mudarem a cada rodada de acordo com os resultados. Divididos em dois grupo (A e B), os clubes disputam duas vagas, que ficarão com os primeiros colocados de cada bloco.
Até o momento, Atlético Bucamaranga e Pereira ficam com as posições que dão direito ao acesso à elite colombiana, mas ainda há esperança para o América e outros clubes na competição.
Faltando duas rodadas para o final do quadrangular, apenas o Leones FC, sem pontos até o momento, está fora. No caso da equipe de Cali, para subir será necessário ganhar os jogos que faltam e torcer por tropeços dos adversários que estão a frente.
Confira a tabela de classificação e os confrontos restantes: