O jargão é um tanto quanto antigo, mas cabe com perfeição para definir a importância do embate de hoje (22) no Estádio Bento Freitas em Pelotas às 19h15 entre Brasil e Goiás, partida que inclusive abre a 22a Rodada da Série B do Brasileirão.
Leia mais: Contratação mais recente do ABC, atacante pede elenco unido e esperançoso
Libertad quer mudar o “chip” para encarar o Santa Fe na Sul-Americana
Com 27 pontos e no 13° lugar, o time Xavante pode usar o triunfo diante dos goianos tanto para aumentar a distância que hoje é de apenas quatro pontos da zona de rebaixamento e ficar, na melhor das hipóteses, justamente a quatro unidades do Ceará, hoje quarto colocado e última equipe que teria acesso a Série A em 2018.
Para o Goiás, vencer significa tranquilizar o ambiente conturbado pela 15a posição com 25 pontos e, além de passar o próprio Brasil de Pelotas na tabela de classificação, consegue uma vitória na competição. Algo que aconteceu pela última vez em 29 de julho no 3 a 0 diante do CRB.
Nos gaúchos, cumprindo suspensão, quem não jogará é o volante Itaqui além do meia Vagner, afastado pela diretoria do clube e em vias de rescindir seu contrato. No mais, somente retornos para o técnico Clemer: O lateral-esquerdo Marlon, os zagueiros Jean e Evaldo além do atacante Elias.
Pelos lados do clube esmeraldino, os problemas serão mais sentidos já que, em muitos dos casos, são de nomes que detêm titularidade na equipe: Os volantes Pedro Bambu (suspenso pelo 3° amarelo), Victor Bolt (expulso diante do América-MG) e Willians (afastado) bem como o meia Tiago Luis (lesão na panturrilha).
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
Brasil de Pelotas: Marcelo Pitol; Éder Sciola, Leandro Camilo, Teco e Breno; João Afonso, Leandro Leite, Rafinha, Marcinho e Juninho; Lincom.
Técnico: Clemer.
Goiás: Marcelo Rangel; Saavedra, Matheus Ferraz, Alex Alves e Carlinhos; Péricles, Ramires, Léo Sena e Andrezinho; Carlos Eduardo e Gustavo.
Técnico: Argel Fucks.