*Por Juliano Rangel
Com três gols no segundo tempo, o Cerro Porteño bateu o Boston River, por 4 a 1, na noite desta quarta-feira (26), no Estádio Gran Parque Central, em Montevidéu. O resultado, agregado aos 2 a 1 do jogo de ida, classificou a equipe paraguaia para as oitavas de final da Copa Sul-Americana.
O jogo
A missão de conseguir uma vitória simples por 1 a 0, até pareceu possível para o Boston River, nos primeiros de jogo, com o time apresentando uma postura ofensiva e atacando pelos lado de campo. O que a equipe uruguaia não contava era com a neutralidade da zaga do Cerro Porteño, que começava a gostar do jogo.
Mesmo não tendo o domínio completo do jogo, a equipe Azulgrana foi premiada com um gol, aos 19 minutos. Em um lance de contra-ataque, em que o atacante Ruiz foi derrubado dentro da área, pelo zagueiro Pereyra, o árbitro Víctor Carrillo, assinalou pênalti. Na cobrança, o meio-campo Rojas mandou para as redes de Berbia.
Com o gol, a equipe Rojiverde teve que sair para o ataque, mas o que se viu foi uma sequência de escanteios da equipe, que pouco assustavam a meta do goleiro Silva que viu o primeiro se encerrar.
Na segunda etapa, a sequência de gols do Cerro Porteño foi aberta logo no primeiro minuto. Após receber um lançamento, Rojas invadiu o lado direito da área do Boston e cruzou rasteiro para Ortigoza marcar.
Seis minutos depois, veio o terceiro, desta vez em uma jogada pelo lado esquerdo de ataque do Cerro, com o atacante Ruiz, que rolou a bola para o meio-campo Aguilar marcar o terceiro.
O placar de 3 a 0, deixou a equipe do Boston sem reação, enquanto que o Cerro continuava atacando e se aproximava do quarto gol. E ele veio aos 22 minutos, novamente em uma jogada de lado de campo, com Oviedo que avançou para o meio e rolou para o meia Candia, que de primeira mandou para o gol de Berbia.
O consolo da equipe uruguaia, que também deu números finais a partida, veio aos 33 minutos, após um levantamento do meio-campo Cepellini para área, que encontrou Robert Flores, mas quem mandou para as redes do goleiro Silva, foi o centroavante Facundo Rodríguez.
Próximos confrontos
Com a classificação garantida, o Cerro Porteño aguarda seu adversário na fase oitavas de final, que saíra do confronto entre Deportivo Cali e Junior Barranquilla. No jogo de ida, as duas equipes empataram pelo placar de 1 a 1.