*Por Rodrigo Sturaro
Revelado pelo Atlético-MG e com passagem pelo futebol alemão, onde defendeu o VFL Eschhofen na temporada 2015/16, o goleiro Ivens Augusto ainda não atuou profissionalmente no Brasil. Mas isso pode acontecer ainda neste semestre, já que o atleta negocia com diversas equipes e deve definir o seu futuro na próxima semana.
Sobre a experiência na Alemanha, Ivens revela que a negociação aconteceu de maneira tão rápida que acabou atrasando a sua adaptação no continente europeu. O jogador, de 23 anos, teve que recorrer a outro compatriota que também atuava na equipe para se sentir mais ambientado.
“Foi tudo meio corrido. A proposta chegou e eu não estava esperando porque estava me preparando para jogar o campeonato estadual pelo Cascavel. Quando cheguei na Alemanha foi tudo diferente, clima, cultura, idioma, então demorei um pouco para me adaptar. Nos primeiros dois meses eu não entendia nada do que eles falavam, mas eu tive muito apoio de outro jogador brasileiro chamado Carlos”, disse o goleiro, que relembrou a grande passagem que teve no futebol alemão.
“Fizemos um bom campeonato campeonato lá com 22 vitórias em 36 jogos. Por ter sido minha primeira experiência internacional, eu avalio como muito positiva, já que fui muito bem sendo um dos destaques do time. Jogar no VFL Eschhofen foi a maior experiência da minha vida. Tive uma sequência de jogos muito boa, aprendi a cultura alemã e como foi a primeira vez que morei sozinho na minha vida cresci muito pessoal e profissionalmente”, disse Ivens, que tem 1,95m.
Questionado sobre a possibilidade de voltar a atuar na Europa, Ivens não descarta a chance, mas deixa claro que pretende ter a oportunidade de jogar profissionalmente no Brasil. O goleiro revelou o nome dos clubes brasileiros pelo qual gostaria de atuar em um futuro próximo.
“Tenho expectativa de retornar à Europa porque lá é um excelente lugar para se morar, mas o meu sonho é disputar a primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Sou formado nas categorias de base do Atlético-MG. Sou atleticano, mas se tivesse que escolher outro grande clube brasileiro para jogar seria Corinthians ou Flamengo. São equipes fantásticas, com muitos torcedores e para mim são as duas melhores do Brasil para um jogador atuar. Eu tenho o sonho de jogar em um destes três grandes clubes do nosso país”, afirmou o goleiro, que revelou ter propostas de vários clubes para a continuidade da temporada.
“Recebi proposta de clubes brasileiros, de times que estão jogando divisões nacionais, mas ainda estou analisando as propostas. Tem possibilidade de voltar para a Alemanha, mas neste momento minha prioridade é jogar aqui no Brasil. As propostas do exterior estão sendo melhores por isso ainda não decidi onde será o meu futuro”, concluiu Ivens Augusto.