Semis da Copa do Brasil iguala marca histórica de gols

Copa-do-Brasil-alto-índice-de-gols-semifinais-Futebol-Latino-22-10
Foto: Ricardo Saibun/Santos FC

Além de apagão, dilúvio, cartão para o jogador errado e muitos outros fatores atípicos nas semifinais da Copa do Brasil, o alto índice de gols nas duas partidas de ida chamou a atenção: Sete em apenas dois jogos.

Leia mais: Noite de Copa Sul-Americana tem (in)felicidade para os brasileiros

Essa situação, desde a criação do torneio no ano de 1989, só aconteceu também justamente no ano de estreia (Flamengo 2 x 2 Grêmio e Goiás 2 x 1 Sport).

Com o triunfo do Fluminense no Maracanã por 2 a 1 sobre o Palmeiras e a vitória por 3 a 1 do Santos sobre o São Paulo em pleno Estádio do Morumbi, os participantes dessa semifinal conseguiram uma quantidade de gols que não era vista desde 2010 quando, nos confrontos entre Grêmio x Santos e Atlético-GO x Vitória, foram feitos oito gols nos dois primeiros jogos das semifinais.

Aliás, nesses cinco anos que separam os dois altos índices de gols, a competição se acostumou a ver partidas de ida dessa fase sendo geralmente decididas com poucos gols, tendo o número máximo do período sido alcançado em 2013 quando, nos confrontos entre Goiás x Flamengo (1 x 2) e Atlético-PR x Grêmio (0 x 1), quatro vezes as equipes balançaram as redes.

Historicamente, esse período em especial do torneio que dá uma vaga na Taça Libertadores ao campeão tem média de 5,07 gols nos jogos de ida das semis, tendo como melhor marca os 11 gols de 1993 (Flamengo 4 x 3 Grêmio e Cruzeiro 3 x 1 Vasco) e a pior no ano de 1994 (empates em 0 a 0 de Ceará x Linhares-ES e Vasco x Grêmio).

error: Futebol Latino 2023