*Por Juliano Rangel – Colaborador do Futebol Latino
As chegadas do goleiro Germán Lux, do zagueiro Javier Pinola, do meio-campo Enzo Pérez e do atacante Ignacio Scocco, ao River Plate, além de reforçar o time, também fizeram subir a idade média do elenco, em cerca de um ano, que agora está com elenco de 26,7 anos.
Leia Mais: Após ser barrado na porta, Farías comenta dispensa de clube colombiano
Guillermo Ochoa exalta evolução técnica do México na Copa das Confederações
Antes da chegada dos quatro jogadores, a média era de 25,6 anos. No momento, esse aumento não representa praticamente nada, mas no próximo mês novembro ele pode se tornar estatística de um time campeão.
Se o clube, que até o momento só teve confirmada a saída do atacante Driussi para o Zenit, da Rússia, mantiver sua base de jogadores, esse poderá ser o elenco dos Millonarios mais velho a conquistar uma Copa Libertadores.
Nas três conquistas do torneio continental que o clube obteve, os elencos campeões estavam abaixo dos 25 anos. No primeiro título, em 1986, a média de idade foi de 24,28 anos.
Dez anos depois, o bicampeonato veio com uma equipe recheada de jogadores formados nas categorias de base do clube, que levantaram a taça com uma média de idade de 23,72 anos.
Já no último título, em 2015, a média de idade da equipe, que bateu o Tigres, do México, na final e garantiu o tricampeonato da Libertadores, era o mais novo com 23, 44 anos.