Memória FL: A polêmica eliminação dos peruanos nas Olimpíadas de 1936

memoria-fl-a-polemica-eliminacao-dos-peruanos-nas-olimpiadas-de-1936-Futebol-Latino-10-06
Foto: Reprodução/Internet

A disputa dos Jogos Olímpicos no ano de 1936 acontecia em meio a um cenário de plena ditadura da Alemanha nazista e, em Berlim, o clima era uma verdadeira mistura de esperança e medo. Seja para os locais como para as delegações que desembarcavam na capital germânica.

Leia mais: Clube argentino que subiu a terceira divisão inovou nas fotos de apresentação da equipe
Time da Major League Soccer observa situação de Andrés Iniesta

E, dentro do mundo do futebol, uma situação até hoje gera muitas discussões e diferentes versões da história envolvendo a seleção olímpica do Peru e a Áustria, local que, apesar de não ser a morada, era a terra natal da maior figura de comando na Alemanha da época: Adolf Hitler.

O encontro entre os dois selecionados ocorreu em oito de agosto daquele ano e já carregava no histórico do torneio a derrota alemã por 2 a 0 para a Noruega, incomodando o “orgulho” de superioridade que pregava a cultura alemã.

Na oportunidade, o 2 a 0 aberto com os gols europeus de Walter Werginz e Klement Steinmetz aparentava uma classificação tranquila para os austríacos. Porém, os 15 minutos finais do duelo transformariam a história da competição.

Jorge Alcalde e Alejandro Villanueva (atleta que leva como homenagem batizar o estádio do Alianza Lima) empataram o duelo e levaram a partida para a prorrogação, na época disputada também com dois tempos de quinze minutos sem gol de ouro.

Depois da partida ficar algum tempo paralisada com o empate que levou ao delírio alguns torcedores peruanos que presenciaram o fato, Teodoro Fernández e novamente Villanueva desempataram a partida. Foi justamente aí que começaram os problemas e foco da polêmica.

Segundo os austríacos, a invasão ao gramado dos fãs sul-americanos resultou na agressão a alguns de seus jogadores, fato que levou a equipe do Velho Continente a reclamar junto a FIFA a anulação do jogo. E o pedido dos europeus foi atendido junto com a necessidade de se repetir a partida, dessa vez com portões fechados.

Revoltados com a decisão e alegando que a invasão em questão dos torcedores foi apenas para celebrar junto aos seus atletas o feito heroico os peruanos não aceitaram a decisão do Comitê e se negaram a entrar em campo, resultando na até hoje polêmica eliminação peruana.

Na sequência do torneio, a Áustria conquistaria a medalha de prata, tendo perdido a decisão para a Itália por 2 a 1.

error: Futebol Latino 2023