Série chilena apresenta os heróis anônimos do Mundial de 1962

Foto: Reprodução

*Alex Dias de Souza

“Já que não temos nada, nós queremos tudo”. Foi com essa frase, que o líder do futebol chileno Carlos Dittborn conseguiu o que ninguém achava que seria possível, o Chile sediar uma Copa do Mundo. Para contar melhor essa história, o canal de Tv chileno TVN irá lançar uma minissérie narrando o processo vivido para sediar a Copa do Mundo 1962.

Leia mais: Armando Tobar, destaque do Chile na Copa de 62, faleceu aos 78 anos

Raúl Sánchez, zagueiro da seleção do Chile morre aos 82 anos

Com um espírito empreendedor, Carlos conseguiu o sonho de um país inteiro e junto com outros líderes do futebol do país, como Juan Pinto Durán, que era advogado e dirigente da Universidad do Chile e Ernesto Alvear, os chilenos conseguiram um feito que não foi fácil.

A história do longa vai mostrar como esses personagens conseguiram superar vários obstáculos para conseguir o direito de organizar o evento, isso porque na época eles tiveram que lidar com um país empobrecido, uma equipe indisciplinada e o maior terremoto da história.

Um ponto a favor da nação foi o entusiasmo incansável e o melhor treinador que o Chile já teve, Fernando Riera.

Além de relatar muitos fatos sobre o Mundial daquela época, a obra irá apresentar os bastidores do evento. Isso porque muitas vezes, além dos problemas existentes no país, outra coisa se tornou o pior oposição à Copa do Mundo, os problemas conjugais de Dittborn com sua esposa Juanita, que foram causados devido a dedicação do dirigente com os preparativos da Copa.

Mesmo assim, o casal soube lidar com as discussões e a mulher do dirigente passou a ser conselheira e teve papel importante para administrar muitas crises durante os seis anos de organização do Mundial de 62. A série irá relatar tudo isso através dos olhos de Carlos Dittborn.

“É muito bem escrito, muito divertido, muito dinâmico, mas também muito emocionante, porque ele tem essa coisa heroica. Eu sinto que irá gerar algum orgulho nacional que, sem ser chauvinista, pode nos fazer bem “, afirmou no ano passado, o ator Néstor Cantillana, que interpreta Juan Pinto Durán.

Para Cantillana, os chilenos precisam lembrar as grandes pequenas obras. “O interessante é verificar o tempo, especialmente agora que o tema do futebol é tão banal”, acrescentou o ator, que admite não ser muito fã do esporte.

Além dele, os atores Marcial Tagle, será Carlos Dittborn e Roberto Farías, como Ernesto Alvear farão parte do elenco.

Esse é o desafio assumido pelos criadores da minissérie 62, que foi gravado em novembro e será exibido em breve no Chile, focando o feito que significava organizar a Copa do Mundo 1962.

error: Futebol Latino 2023