Por Rodrigo Sturaro
A LDU venceu o Defensor por 2 a 1 na noite desta terça (30), no Estádio Centenário, em Montevidéu, e garantiu vaga na próxima fase da Copa Sul-Americana. Os gols da equipe equatoriana foram marcados por Luis Cangá e Hernán Barcos, enquanto Matias Cabrera descontou para os uruguaios.
O primeiro tempo começou bastante agitado e com o placar sendo aberto logo no início. Aos três minutos, Luis Cangá bateu falta de longa distância e contou com a ajuda do goleiro Reyes, para deixar a LDU na frente do marcador. Tentando fazer valer o fator casa, o Defensor partiu para o ataque e quase empatou com Zunino, que finalizou forte e exigiu boa defesa de Viteri. No lance seguinte, Gonzalo Bueno teve mais uma excelente oportunidade, mas finalizou sem direção.
Após um início de bastante movimentação das equipes, a partida acabou teve um queda acentuada e algumas jogadas ríspidas ocasionaram cartões amarelos para Barcos, Narvaez e Oliveira, todos da LDU. O Defensor encontrava dificuldade para furar a marcação da equipe equatoriana, que por outro lado apostava na boa partida de Intriago para incomodar o time da casa.
Aos 35, Rubén Oliveira ganhou do defensor na corrida, invadiu a grande área, mas acabou parando na boa defesa do goleiro Reyes, perdendo assim uma grande oportunidade de ampliar o marcador. Quatro minutos depois, o mesmo Oliveira cometeu falta em Cougo e foi punido com cartão amarelo. Como já havia tomado cartão anteriormente, o meia da LDU acabou sendo expulso pelo árbitro Patricio Lousteau.
Aos 43, Gonzalo Carneiro mandou para a área e quase surpreendeu o goleiro Viteri. No último lance da etapa inicial, Bueno finalizou forte e novamente o dono da meta equatoriana apareceu para evitar o gol de empate do Defensor.
O segundo tempo começou com o Defensor tendo mais posse de bola e apostando nas jogadas pelo lado do campo. Com um jogador a menos, a LDU apostava somente nos contra-ataques para tentar marcar o segundo gol, porém faltava velocidade com a bolas nos pés no campo ofensivo. Até os 20 minutos, nenhuma equipe conseguiu criar uma jogada de perigo, o que deixou o jogo sem muita emoção.
Aos 21, Hernán Barcos recebeu do lado direito de ataque e percebeu o goleiro Reyes adiantado. O camisa 16 da LDU tocou por cobertura e por muito pouco não ampliou o marcador no Estádio Centenário. Quatro minutos depois, o Defensor colocou a igualdade no placar, quando Cabrera pegou o rebote de um escanteio e mandou uma bomba de fora da área, sem chances para o goleiro Viteri.
A alegria durou pouco. No lance seguinte, o zagueiro Salaberry desviou desviou o escanteio de cabeça na primeira trave e a bola sobrou para o atacante argentino Hernan Barcos, que antecipou a zaga uruguaia e mandou para o fundo das redes. Se estava complicado para o Defensor, a situação piorou aos 32 minutos, quando Cabrera fez falta dura no meio-campo e acabou sendo expulso de forma direta.
Buscando o ataque de todas as maneiras, o clube uruguaio quase empatou aos 35, quando De Los Santos cruzou e o atacante Bueno desviou de cabeça. O goleiro Viteri se esticou todo e fez uma grande defesa, salvando a LDU de tomar o gol de empate. O time uruguaio conseguiu marcar aos 43, porém a arbitragem pegou impedimento de Acuña e corretamente anulou o gol do Defensor.
Com o resultado a LDU avança para a próxima fase da Copa Sul-Americana, já que na partida de ida, em Quito, as equipes haviam empatado em 2 a 2.