*Alex Dias de Souza
Pela primeira vez com 44 clubes, a Copa Libertadores de 2017 terá ao menos um representante brasileiro nas oitavas de finais. O jogo de ontem entre Godoy Cruz e Libertad, garantiu o Atlético-MG matematicamente à próxima fase.
Leia mais: Conmebol abre processo disciplinar para analisar confusão entre Peñarol e Palmeiras
Corrupção na Conmebol tem danos divulgados em auditoria
Em alguns grupos faltam duas rodadas, em outros apenas um jogo para o fim da fase atual de grupos da Libertadores. Em seu site (www.Infobola.com.br), o matemático Tristão Garcia, calculou as chances de cada time avançar.
Além do Atlético-MG, Santos, Flamengo, Grêmio e Palmeiras são líderes de seus grupos e têm uma situação bastante confortável. O Botafogo, mesmo com a derrota para o Barcelona de Guayaquil, também tem boas chances de avançar. As duas situações mais complicadas entre as equipes brasileiras são a da Chapecoense e do Atlético-PR.
Veja a situação de cada grupo:
Grupo 1: este é o grupo do Botafogo, que tem 85% de chances de classificação. Na rodada passada, o time perdeu a chance de se classificar antecipadamente contra o Barcelona de Guayaquil (que já está garantido). Mesmo com a derrota, o time carioca continua na segunda colocação. Se vencer na próxima rodada o atual campeão da Libertadores Atlético Nacional (que tem 10% de chances), em casa, a vaga estará garantida com uma rodada de antecedência. Existe até mesmo a possibilidade do alvinegro se classificar com um empate. Para isso, é preciso que o Estudiantes-ARG, que tem 5%, não vença o Barcelona no Equador.
Grupo 2: o grupo tem como líder o Santos, o único time brasileiro invicto na Libertadores e com 93% de chances de classificação. Na próxima rodada, se vencer o The Strongest (81%), fora de casa, o Peixe garante vaga na liderança de seu grupo. Caso perca ou empate, o time não poderá garantir a vaga matematicamente, mas ainda assim seguirá dependendo de suas próprias forças para ir às oitavas – basta vencer o Sporting Cristal (3%) na Vila Belmiro no último jogo da fase. Todos os times do grupo ainda têm chances, o Santa Fé, mesmo com a derrota de ontem possui 23%.
Grupo 3: O grupo tem o River Plate como líder com 100% de aproveitamento e 98% de chances de classificação às oitavas de finais. Na cola dos argentinos estão Independiente Medellín (62%) com 6 pontos, Emelec (32%) e Melgar (8%). A situação dos Millonarios é a mais favorável entre os times que estão praticamente classificados. Isso porque a equipe já possui 9 pontos e ainda tem mais 3 jogos pela frente.
Grupo 4: O Flamengo (82%) é o líder do grupo com 9 pontos, na próxima rodada, o Rubro-Negro enfrenta o San Lorenzo (7 pontos e 53% de chances), na Argentina, e pode se classificar até perdendo, desde que o Universidad Católica (23%) vença o Atlético-PR (42%) no Chile. Para se garantir por conta própria, o time precisa apenas de um empate na Argentina. Desta forma, o Flamengo chegaria a 10 pontos e só poderia ser igualado pela equipe paranaense, que ainda teria que tirar sete gols de saldo para tirar a ponta da tabela do Flamengo. Ainda neste grupo, o Atlético-PR (42%), perdeu a oportunidade de conseguir a vaga antecipada na derrota para o San Lorenzo. Com o resultado massacrante, o Rubro-Negro do Paraná caiu para a terceira colocação e agora precisa vencer a Universidad Católica para depender só de si. Em caso de vitória do Flamengo, o Atlético tem chance de se classificar até com um empate.
Grupo 5: Na próxima rodada, o Palmeiras (82%) receberá o Atlético Tucumán e pode até perder por um gol de diferença para garantir a classificação. Mas, a vitória é importante para assegurar a primeira colocação dependendo só de si. A situação é muito confortável. Caso o Jorge Willstermann(85%) não vença, um empate deixa o alviverde na ponta. Com 3 pontos e ocupando a última colocação, o Peñarol já está eliminado.
Grupo 6: O empate entre Godoy Cruz e Libertad, fez o Galo se garantir como o primeiro brasileiro nas oitavas de final da Libertadores de 2017. Com uma rodada restando, o Atlético Mineiro depende só de si para terminar a fase de grupos como líder do grupo 6. Basta vencer o Godoy Cruz (que também está garantido), em casa na última rodada. Libertad e Sport Boys já estão eliminados e só cumprirão tabela.
Grupo 7: neste grupo, a Chapecoense (19%) é o time brasileiro que tem a situação mais difícil. Mesmo tendo duas rodadas pela frente, a Chape pode avançar até conquistando quatro pontos nesses jogos, mas ainda assim dependeria de vários resultados combinados. Para se garantir por conta própria, precisa vencer fora de casa o Lanús (83%) na Argentina e o Zulia (15%) em casa. Ainda neste grupo, o Nacional tem uma situação bem confortável com 83% de chances de classificação.
Grupo 8: O Grêmio tem 99% chances de classificação. o Tricolor gaúcho recebe em casa o Zamora, que já está eliminado e se classifica com um empate. Até mesmo com uma derrota a vaga poderá ser garantida. Para ficar na liderança, o Grêmio precisa vencer, mas se conquistar um ponto, e Deportes Iquique (48%) e Guarani (53%) empatarem, a equipe de Renato Gaúcho também fica com a ponta do grupo.