*Alex Dias de Souza
Através de uma publicação no Twitter, a Federação Mexicana afirmou que na próxima segunda-feira em Nova York irá fazer um anúncio histórico, juntamente com os Estados Unidos e Canadá, onde é esperado a confirmação da candidatura conjunta para sediar a Copa do Mundo de 2026.

Leia mais: Presidente da Concacaf defende candidaturas conjuntas para a Copa de 2026
Canadá anuncia técnico equatoriano como novo comandante da seleção
Em entrevista ao jornal britânico The Guardian, o presidente da Concacaf, Victor Montagliani, que defende a realização do torneio na América do Norte, confirmou que México, Canadá e Estados Unidos irão realmente fazer a proposta.
“A ideia existe há tempos, as discussões continuam e é uma proposta emocionante se der certo”.
Entretanto, a intenção de se fazer uma aliança tripla, inevitavelmente entra em conflito com uma polêmica envolvendo o presidente dos Estados Unidos Donald Trump, que tem a intenção de levantar um muro na fronteira com o México, além de fechar a entrada às pessoas de outros países, sobretudo, muçulmanos.
O presidente da FIFA, Gianni Infantino, comentou o assunto em março. “Quando se trata da Copa do Mundo, assim como nas Olimpíadas, qualquer equipe, incluindo torcedores e dirigentes dos países classificados, precisam ter acesso ao país”, disse Infantino.
Para o presidente da Concacaf, o futebol e um evento importante como a Copa do Mundo são capazes de fazer as nações passarem por cima de todas essas questões.
“É importante que os líderes se ocupem disso e as superem. Nós só recebemos comentários positivos sobre a proposta de candidatura conjunta e é um sinal claro de que o futebol pode juntar países”, afirmou Montagliani ao jornalista David Conn.
O processo para receber a Copa de 2026 começará em junho desse ano até dezembro. A FIFA avaliará as sedes no período de janeiro de 2019 a fevereiro de 2020. A decisão final será tomada em um congresso em 2020.
A candidatura tripla da América do Norte passou a ser uma questão de lógica após o anúncio de ampliação de 32 a 48 equipes no maior torneio de seleções. Desta forma, as 80 partidas da competição serão divididas entre os três países.
Se forem contemplados, Estados Unidos irá receber pela segunda vez o torneio, o México organizará sua terceira Copa do Mundo e o Canadá receberia pela primeira vez.