Depois de resolver todas as questões burocráticas, o Palmeiras, enfim, conseguiu fazer o anúncio da contratação do atacante Vitor Roque nessa sexta-feira (28). A figura de formação nas categorias de base do Cruzeiro estava emprestada ao Betis, mas tinha seus direitos econômicos ligados ao Barcelona.
Leia mais: Goleiro brasileiro detalha sua primeira temporada em Portugal
Pep Guardiola tentou levar Neymar para o Bayern de Munique
O pedido de vocês foi atendido: SOLTA A CARTA, que o 𝑇𝑖𝑔𝑟𝑖𝑛ℎ𝑜 agora é 𝑷𝑶𝑹𝑪𝑶! 🐅🔁🐷 pic.twitter.com/smfAFMXPDq
— SE Palmeiras (@Palmeiras) February 28, 2025
Para viabilizar a contratação do jogador de 20 anos, o Verdão protagonizou a aquisição mais cara da história do futebol brasileiro. Ao todo, o custo é de 25,5 milhões de euros, equivalente a R$ 154 milhões na cotação de momento.
Após surgir e se profisionalizar no clube de Minas Gerais, Vitor Roque rumou para o Athletico-PR, em 2022, onde, efetivamente, deslanchou. Foram 81 jogos com 28 gols, dez assistências e o título do Campeonato Paranaense de 2023.
Com isso, além de participações na Seleção Brasileira de base, atraiu os olhares do Barcelona que o adquiriu, ainda na metade de 2023, por 74 milhões de euros. Na época, esse valor equivalia a R$ 400 milhões.
Apesar da enorme expectativa em torno do Tigrinho, o jovem avante teve poucas oportunidades de mostrar seu futebol. Mesmo com algumas entradas em campo promissoras, o então técnico do Barça, Xavi Hernández, o tratava como figura a ser usada gradativamente para uma melhor adaptação.
Mesmo com a saída de Xavi e a chegada de Hansi Flick, Vitor Roque não teve mudança de cenário e a saída foi o empréstimo para seu último clube na Europa, o Betis. Pela representação da Andaluzía, ele fez 33 partidas e marcou sete tentos antes de ter os direitos adquiridos pelo Palmeiras.